“Cada um de nós sabe colocar-se no lugar do outro”

Entrevista a Lígia Pereira, coordenadora do Encontro Nacional do Ensino Secundário da EMRC.

 

Tal como noticiámos na passada semana, a diocese de Leiria-Fátima acolheu, nos dias 10 e 11 de abril, a 5.ª edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. Para o “rescaldo” desta iniciativa, que juntou em Leiria cerca de 1300 alunos e 115 professores de 70 escolas de 16 dioceses do País, fizemos algumas perguntas à docente Lígia Pereira, membro do Secretariado Nacional da Educação Cristã que coordenou o encontro.

 

Leiria foi uma boa anfitriã?

Leiria foi uma excelente anfitriã. Desde há uns meses a esta parte estabelecemos alguns contactos em Leiria, na pessoa do padre Gonçalo Diniz, diretor do Serviço para o Ensino da Igreja nas Escolas, bem como com a Vereação da Cultura e Educação da Câmara Municipal, com o Comissário da PSP e com o Comandante do RAL 4. A organização que nós, equipa nacional de Educação Moral e Religiosa Católica, estabelecemos foi de imediato atendida por estas instituições e enriquecida com a sua preciosa colaboração. No RAL 4 de Leiria tivemos a excelente colaboração de todos os militares, destacando a operacionalização no terreno pelo capitão Jesus.

Sem dúvida que o encontro teve uma excelente anfitriã, personalizada nestas instituições.

 

 No título da nossa notícia, afirmámos que os “refugiados” encontraram a “paz”. Foi assim?

Os “refugiados”, neste caso os nossos alunos e professores, viveram uma verdadeira experiência da necessidade de sobrevivência e alcance de um território em paz e de abrigo. As impressões que nos deixaram depois destes dias facilmente são constatadas através das páginas sociais e da comunicação social, como foi o vosso caso.

Foi uma verdadeira experiência do colocar-se ao lado do “outro”, do sentir de quem é refugiado, do sentimento e experiência do desenraizamento, da saudade das nossas raízes, do temor e desejo de paz, da ansiedade de não saber o que estará por vir.

Em suma, todas as impressões que temos recebido, quer de professores quer de alunos, têm sido excelentes e permitem essa conclusão.

 

Qual a principal mensagem que levam para casa?

A de que cada um de nós pode marcar a diferença. Cada um de nós sabe colocar-se no lugar do outro; sofrer com ele, alegrar-se com ele e lutar por um mundo seguro e tolerante.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.