Bispo diocesano nomeia vice-reitor do Santuário de Fátima, capelão das prisões e diretor do Apostolado da Oração

O Bispo de Leiria-Fátima tornou públicas esta manhã (13.09.2013) três novas nomeações para instituições e serviços da Diocese, com efeitos neste início de ano pastoral 2013-2014.

Trata-se do vice-reitor do Santuário de Fátima, do capelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria e do diretor diocesano do Apostolado da Oração (ver comunicado).

Aos recém-nomeados, D. António Marto agradece “a dedicação e disponibilidade que prontamente manifestaram” e formula votos de que “cumpram com diligência e alegria as novas funções pastorais que lhes foram confiadas, em nome de Jesus Cristo e para o bem do Povo de Deus”.

 

2013-09-13 nomeacoes EmanuelVice-reitor do Santuário de Fátima

No decreto, com data de 13 de setembro de 2013, destaca-se a recuperação do cargo de vice-reitor do Santuário de Fátima, que, apesar de previsto nos estatutos da instituição, não era ocupado por ninguém há alguns anos. Esta nomeação recaiu sobre o cónego Emanuel André Matos Silva, presbítero da diocese de Portalegre-Castelo Branco que estava já ao serviço do Santuário, desde setembro de 2012, como capelão e diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica.

Assumirá este novo cargo na mesma data do decreto, mantendo as funções que desempenha já no Santuário, bem como a de secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.

 

2013-09-13 nomeacoes MarcosCapelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria

“A solicitude pastoral pelo Povo de Deus deve ter uma particular atenção para com as situações de fragilidade da vida humana”, começa por referir o Bispo diocesano na nomeação do capelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria – Capelania de Nossa Senhora da Libertação e Capelania de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. E adianta que “a Igreja desde os seus inícios cuidou das pessoas que sofrem e procurou ver nas pessoas presas o rosto do próprio Cristo (cf. Mt 25, 36)”.

Para tal missão, “sendo necessário prover as instituições prisionais de acompanhamento pastoral”, nomeou o padre Marcos Roberto Pereira, da Comunidade Canção Nova, que desempenhará estas funções com a colaboração do padre Carlos Alberto Victal, da mesma comunidade. Tomarão posse no início do mês de outubro.

 

2013-09-13 nomeacoes MiguelDiretor diocesano do Apostolado da Oração

O padre Miguel de Azevedo de Santiago Sottomayor, que manterá as atuais funções de vigário paroquial de Leiria e da Cruz da Areia, foi o escolhido para a terceira nomeação, de diretor diocesano do Apostolado da Oração. D. António Marto sublinha “o especial relevo que o apostolado da oração e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus têm na vida das nossas comunidades eclesiais” e indica que o nomeado inicia funções de apoio a este movimento na data do presente decreto, com validade para um período de seis anos.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.