O Bispo de Leiria-Fátima tornou públicas esta manhã (13.09.2013) três novas nomeações para instituições e serviços da Diocese, com efeitos neste início de ano pastoral 2013-2014.
Trata-se do vice-reitor do Santuário de Fátima, do capelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria e do diretor diocesano do Apostolado da Oração (ver comunicado).
Aos recém-nomeados, D. António Marto agradece “a dedicação e disponibilidade que prontamente manifestaram” e formula votos de que “cumpram com diligência e alegria as novas funções pastorais que lhes foram confiadas, em nome de Jesus Cristo e para o bem do Povo de Deus”.
Vice-reitor do Santuário de Fátima
No decreto, com data de 13 de setembro de 2013, destaca-se a recuperação do cargo de vice-reitor do Santuário de Fátima, que, apesar de previsto nos estatutos da instituição, não era ocupado por ninguém há alguns anos. Esta nomeação recaiu sobre o cónego Emanuel André Matos Silva, presbítero da diocese de Portalegre-Castelo Branco que estava já ao serviço do Santuário, desde setembro de 2012, como capelão e diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica.
Assumirá este novo cargo na mesma data do decreto, mantendo as funções que desempenha já no Santuário, bem como a de secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios.
Capelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria
“A solicitude pastoral pelo Povo de Deus deve ter uma particular atenção para com as situações de fragilidade da vida humana”, começa por referir o Bispo diocesano na nomeação do capelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria – Capelania de Nossa Senhora da Libertação e Capelania de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. E adianta que “a Igreja desde os seus inícios cuidou das pessoas que sofrem e procurou ver nas pessoas presas o rosto do próprio Cristo (cf. Mt 25, 36)”.
Para tal missão, “sendo necessário prover as instituições prisionais de acompanhamento pastoral”, nomeou o padre Marcos Roberto Pereira, da Comunidade Canção Nova, que desempenhará estas funções com a colaboração do padre Carlos Alberto Victal, da mesma comunidade. Tomarão posse no início do mês de outubro.
Diretor diocesano do Apostolado da Oração
O padre Miguel de Azevedo de Santiago Sottomayor, que manterá as atuais funções de vigário paroquial de Leiria e da Cruz da Areia, foi o escolhido para a terceira nomeação, de diretor diocesano do Apostolado da Oração. D. António Marto sublinha “o especial relevo que o apostolado da oração e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus têm na vida das nossas comunidades eclesiais” e indica que o nomeado inicia funções de apoio a este movimento na data do presente decreto, com validade para um período de seis anos.