Bispo diocesano leva “estímulo e alegria” aos religiosos

Tal como adiantámos na edição passada, D. António Marto iniciou na passada semana uma ronda de visitas pastorais às comunidades de vida religiosa da diocese de Leiria-Fátima.

A iniciativa, no âmbito do Ano da Vida Consagrada, visa o contacto pessoal do Bispo com os diocesanos religiosos e a sua manifestação de carinho e apreço pela sua dedicação a Deus e à Igreja. Além da comunicação do Bispo e da celebração da Eucaristia, os encontros incluem momentos de convívio e confraternização com a comunidade.

As primeiras a receber esta visita, no passado dia 9, foram as Religiosas da Instrução Cristã, em S. Romão. A irmã Marinilda Santos contou ao PRESENTE que “o Bispo foi recebido pelas irmãs à porta de casa” e, num primeiro momento, “agradeceu a presença desta congregação na diocese, pelo contributo pastoral que oferece”. Também as irmãs aproveitaram para partilhar a sua experiência de trabalho, nomeadamente, “na catequese, no Movimento Mensagem de Fátima, na orientação de grupos de oração, em diversas iniciativas de formação cristã e humana, sobretudo, no trabalho com os jovens e no «ministério da escuta», de atendimento às pessoas que precisam de quem as escute e partilhe a sua dor”. Depois da Missa, o jantar foi um “momento informal de descontração, de riso e seriedade, de proximidade, em que sentimos no Bispo a presença da graça de Deus e de Jesus Bom-Pastor, que acolhe e escuta, preocupado em saber como estamos e o que mais necessitamos na nossa vida diária”, referiu a irmã Marinilda. “Foi um momento muito bom e muito rico”, concluiu, lembrando ainda o “gesto muito apreciado” que foi o cumprimento que foi levar às pessoas que estavam na casa no momento de oração das sextas-feiras”.

No dia seguinte, foi a comunidade das Dominicanas de Santa Catarina de Sena a receber o Pastor, no Colégio de Nossa Senhora de Fátima, no centro histórico da cidade do Lis. “Foi uma enorme alegria e uma graça muito grande a visita do nosso Bispo, uma presença simples, humilde e muito fraterna”, comenta a irmã Celeste Dias. E resume: “deu-nos muita força e coragem para prosseguirmos a vida de consagradas, apelou ao nosso testemunho de amizade e amor e pediu-nos para sermos pessoas alegres, sorridentes e bem dispostas; disse ainda que conta connosco para colaborar na pastoral da Diocese, como, aliás, já estamos a fazer há muitos anos”.

No domingo 11, D. António esteve na Cruz da Areia, com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada e no Convento de Santa Clara. Nas duas comunidades residem e trabalham 116 irmãs, a maioria das quais idosas e algumas acamadas. A maioria estava presente na sala de convívio para acolher o Bispo, “ao som dos acordes da guitarra e do cântico «Sou feliz, porque a vida é partilhar… a alegria está no dar», sorridentes e batendo palmas, vibrando jubilosamente com a presença do seu Pastor”, conta a irmã Elisete Casal Martins, considerando que este “será uma data para a história destas duas comunidades”. O Bispo “apresentou-se como um irmão e amigo, na simplicidade e proximidade que lhe são peculiares e dirigiu às irmãs palavras de estímulo”, acrescenta aquela irmã, “explicando e desenvolvendo os três objetivos do Ano da Vida Consagrada: olhar com gratidão o passado, levando cada instituto a fazer memória do seu passado e do seu desenvolvimento histórico, em atitude de gratidão; viver o presente com paixão, numa escuta atenta ao que o Espírito pede hoje à Igreja e questiona sobre a fidelidade à missão; abraçar o futuro com esperança, esta que é confiança em Deus, apesar da ausência, no nosso tempo, de suportes sociais e culturais favoráveis ao dinamismo missionário”.

Este périplo irá continuar ao longo do ano, sendo as próximas no dia 13, à Ordem da Visitação de Santa Maria, na Batalha, e no dia 15, às Filhas de Santa Maria de Guadalupe, da Marinha Grande.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.