Bispo de Leiria-Fátima institui na diocese o Diaconado Permanente e determina a escolha dos candidatos “desde já”

Com data de 13 de julho de 2016, D. António Marto publicou o Decreto de Instituição do Diaconado Permanente na Diocese de Leiria-Fátima, bem com o documento com as respectivas normas.

Apontando as orientações da Igreja pós-Concílio Vaticano II e “o significado teológico do diaconado como identificação e participação do múnus de Cristo servo e o benefício pastoral de tal ministério na Igreja em comunhão e colaboração com o bispo e o presbitério”, o Bispo diocesano recorda o caminho de reflexão feito até esta decisão, sobretudo, no Sínodo Diocesano de 1995-2002 e nas posteriores consultas aos conselhos presbiteral, pastoral, de vigários e de coordenação pastoral.

Assim, o Decreto agora publicado inclui as normas a vigorar “ad experimentum” por seis anos e confirma a nomeação do padre Pedro Miguel Ferreira Viva como diretor deste serviço. D. António Marto determina, ainda “que o processo para a identificação e escolha dos candidatos tenha início desde já” e que “o itinerário de formação começará assim que se tiver constituído o primeiro grupo de candidatos”.

Por último, o Bispo de Leiria-Fátima apela “à oração de toda a Diocese para esta iniciativa, ao aprofundamento da teologia deste ministério ordenado e à promoção de uma oportuna catequese aos fiéis sobre a vocação dos diáconos” e deixa o pedido a que “os serviços diocesanos, as vigararias, as paróquias e outras instâncias eclesiais empenhem-se zelosamente em dar a conhecer e fazer apreciar o sagrado ministério do diaconado”.

Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Encontro Interdiocesano de Catequistas
1 de Março
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress