Bispo convoca os diocesanos para assembleia de início de ano pastoral

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, convoca todos os diocesanos para a assembleia que assinala anualmente o Dia da Diocese e marca o início de mais um ano de atividades pastorais. Será no Centro Pastoral Diocesano (Seminário de Leiria), no domingo 2 de outubro, das 15h30 às 18h30.

 

 

 

Convocatória

Caríssimos Diocesanos,

Irmãos e irmãs em Cristo,

Vamos iniciar um novo ano pastoral sob o lema “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus” e com o objetivo de “mostrar o relevo das aparições de Fátima para a vida cristã e eclesial”. Insere-se no biénio pastoral iniciado no passado ano e dedicado ao aprofundamento da relação com a Virgem Maria na nossa vida cristã, à luz das Aparições de Fátima. Com tal objetivo, ofereci-vos a carta pastoral “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”.

Venho, por este meio, convocar os fiéis da Diocese para uma ASSEMBLEIA, que terá lugar na tarde do domingo, 2 de outubro, no ginásio do Seminário-Centro Pastoral Diocesano, em Leiria. Com ela, em comunhão visível, celebramos juntos o Dia da Igreja Diocesana, fazemos a abertura solene do novo ano, apresentando o tema geral e o programa comum, e louvamos a Virgem Maria, mãe de Jesus e nossa mãe.

Convido especialmente: os padres, o Conselho Pastoral Diocesano, os membros dos Serviços e organismos diocesanos, as direções dos Movimentos, Associações e Obras, os superiores ou representantes das comunidades religiosas masculinas e femininas, as direções dos Institutos Seculares e Novas Comunidades, os membros dos conselhos pastorais paroquiais, catequistas, ministros da comunhão e outros fiéis colaboradores na vida e missão da Igreja diocesana.

O programa será o seguinte:

15h30 | Acolhimento, oração, intervenções (Padre Carlos Cabecinhas sobre a Mensagem de Fátima e suas implicações pastorais; Irmã Ângela Coelho sobre a espiritualidade dos Pastorinhos) e momentos musicais;

17h30 | Intervenção do Senhor Bispo;

18h00 | Canto do hino Akathistos, em louvor da Virgem Maria, na igreja do Seminário.

Haverá também espaço e atividades de ocupação de crianças, de modo que os pais possam participar tranquilos no programa.

Neste ano, o programa não inclui a celebração da Missa, pois se entendeu que todos têm a possibilidade de nela participar nas suas comunidades. Recomendo, aliás, o melhor empenho na preparação, celebração e vivência da Eucaristia nesse dia, aproveitando as sugestões do Departamento Diocesano de Liturgia, enviadas com esta convocatória.

Um evento como este testemunha a nossa união no amor de Cristo, exprime e reforça a comum pertença à mesma e grande família espiritual diocesana, promove a comunhão eclesial e imprime nos nossos corações maior sentido de corresponsabilidade na missão comum da Igreja. Reservai, pois, na vossa agenda a disponibilidade para participar, não marcando qualquer outra atividade, informai e motivai os vossos colaboradores para vos acompanharem.

Peço a todos grande confiança em Deus e o melhor empenho na ação pastoral neste novo ano.

Nossa Senhora de Fátima, mãe de ternura e de misericórdia, a todos proteja e guie.

† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

 

Programa detalhado

15h30 – Ginásio do Seminário: acolhimento, oração inicial e momento musical

16h00 – Intervenções:

         * P. Carlos Cabecinhas: A Mensagem de Fátima e suas implicações pastorais

         * Ir. Ângela Coelho: A espiritualidade dos Pastorinhos de Fátima

17h00 – Momento musical

17h15 – Intervalo

17h30 – Intervenção do Sr. Bispo

18h00 – Igreja do seminário: Canto do Akathistos, em louvor de Nossa Senhora, pelo Grupo Coral do Santuário de Fátima

NOTA: Haverá um espaço próprio e atividades de ocupação para as crianças.

 

O que é o hino “Akathistos” 

O hino “Akathistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja.

Composto pouco depois do Concílio de Calcedónia (451), apresenta em forma de síntese orante, tudo o que a Igreja dos primeiros séculos acreditou e exprimiu sobre Maria em declarações do magistério e no consenso universal da fé. Vale pois a pena que todos o cantem como preparação para o Jubileu do ano 2000 e como prelúdio da tão implorada unidade dos cristãos, dom do Espírito Santo (cf. TMA 34). Maria, que concebeu o Verbo encarnado por obra do Espírito Santo e que, durante toda a sua existência, se deixou guiar pela sua acção interior, é a Mãe que ensina a todos os discípulos do Senhor a docilidade à voz do Espírito (cf. TMA 48).

Entre as ocasiões em que se pode utilizar, indica-se, de modo especial, o tempo do Advento e as solenidades de Santa Maria, Mãe de Deus (1 de Janeiro) e da Anunciação do Senhor (25 de Março).

É conveniente expor um ícone da Mãe de Deus e, se parecer oportuno, também outro de Cristo.

In liturgia.pt

 

Sugestões para as celebrações deste dia

Recomenda-se que em todas as paróquias e comunidades seja referido e celebrado este Dia da Igreja Diocesana, no domingo 2 de Outubro. Para tal, adiantam-se algumas sugestões:

– Fazer uma breve introdução inicial à celebração que evidencie a unidade paroquial e diocesana.

– Colocar a imagem de Nossa Senhora de Fátima em lugar de destaque e ornamentada ou um ícone.

– No final da celebração apresentar o programa da Assembleia Diocesana e convidar.

– Há ainda elementos decorativos que podem expressar a Comunhão e Unidade das comunidades com a Igreja Diocesana: mapa da diocese, foto da Sé Catedral, foto do Bispo Diocesano…

– Pode também preparar-se um desdobrável com o tema e programa diocesano e paroquial para o ano pastoral e distribuí-lo.

– Se entender conveniente e tiver disponibilidade, no final da celebração, o pároco pode ir para a porta de saída e cumprimentar os fiéis.

Sugestão de Cânticos (os números indicados são do livro Laudate)

– Entrada: Escutai Senhor (344), Cantai ao Senhor (204), Somos a Igreja de Cristo (796), Congregados num só povo (237), Vamos confiantes (843)

– Salmo: Hoje se escutardes (Laudate 426), Se hoje ouvirdes (742)

– Apresentação dos dons: Ave Maria (901), Ditosos os que te louvam (297), Ubi Caritas (88)

– Comunhão: O Pão que comemos (570), Formamos um só corpo (406), Senhor eu creio (759), Felizes os convidados (393)

– Pós-Comunhão: Magnificat (487), Senhor, eu creio (759), Eu creio em Ti (54), Senhor Tu és a luz (779)

– Final: Jesus Cristo (453), Ide e ensinai (432), Povo de Deus Igreja Santa (Orar Cantando 137)

– Outros: O Sanctissima (939), Nós te cantamos (935), Senhor congregai-nos (757), Senhor fazei-me instrumento (762), Só no Espírito de Deus (789), Nós somos as pedras vivas (529)

Oração dos fiéis

P/ Irmãos e irmãs: Com o ardor da fé que o Senhor nos deu e que é capaz de fazer milagres,
vamos pedir-Lhe pela Igreja e pelo mundo, dizendo (ou: cantando), humildemente:

R. Abençoai Senhor o vosso povo.

Ou: Ouvi, Senhor, a nossa oração.

Ou: Pela vossa misericórdia, ouvi-nos, Senhor.

1. Pela Igreja santa de Deus, para que anuncie a fé que leva à salvação e revele aos homens os mistérios do Reino, oremos ao Senhor.

2. Pela nossa diocese de Leiria-Fátima, a iniciar o novo ano pastoral dedicado a Nossa Senhora, para que o Imaculado Coração de Maria seja refúgio e a todos conduza até Deus, oremos ao Senhor.

3. Pelos justos que clamam ao Senhor contra toda a violência e opressão, para que a sua voz seja escutada, oremos ao Senhor.

4. Pelos homens e mulheres do mundo inteiro que não respeitados na sua dignidade, para que encontrem quem defenda os seus direitos, oremos ao senhor.

5. Pelos membros da nossa assembleia de oração, para que sirvam a Deus com alegria, em casa, no trabalho e em toda a parte, oremos ao Senhor.

P/ Senhor, nosso Deus e nosso Pai, que enviastes o vosso Filho Jesus Cristo como servidor ao meio dos homens, dai-nos o seu Espírito e aumentai a nossa fé, para sermos fiéis no vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.