Bispo apresentou ao clero a nota pastoral sobre divorciados em nova união

Teve lugar na passada terça-feira, dia 29 de maio, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria, a assembleia anual do clero presidida pelo bispo D. António Marto. Nela foi apresentada a nota pastoral “O Senhor está perto de quem tem o coração ferido (Sl 34,19)”, com orientações “em ordem a maior integração eclesial dos fiéis divorciados a viver em nova união”.

Será publicada em breve. A nota é acompanhada por um “guia prático para o percurso de discernimento acompanhado”. D. António Marto explicou a intenção do documento, dizendo que visa aplicar à Diocese de Leiria-Fátima o que o Papa Francisco determina na exortação apostólica “A Alegria do Amor”, no capítulo VIII, sobre a atitude pastoral em relação aos divorciados em nova união. Contou também o percurso para a elaboração do documento. Após a sua publicação, daremos informação sobre o seu conteúdo.

Os padres tiveram a ocasião de refletir sobre o documento e dar algumas achegas para que possa servir melhor de guia pastoral no acolhimento, acompanhamento, discernimento e maior integração das pessoas que passaram por um divórcio e, na situação concreta em que estão, desejam viver em maior profundidade a vida cristã e participar ativamente na sua comunidade eclesial.

Além deste tema, o clero tomou conhecimento das contas da Diocese relativas ao ano de 2017, no que se refere aos fundos económico diocesano e do clero, à Gráfica de Leiria, ao Jornal Presente e à Casa do Clero, e das preocupações que as mesmas suscitam quanto aos meios materiais para assegurar a vida e missão eclesial nos vários domínios mencionados.

O encontro serviu ainda de ocasião para a oração em comum, a celebração da missa em memória dos colegas falecidos e a confraternização. Ao almoço, os padres felicitarem D. António Marto pelo anúncio da sua nomeação para cardeal e um dos colegas pela celebração do seu aniversário natalício.

 

Fraternidade sacerdotal

Após a assembleia geral do clero, seguiu-se a da Fraternidade Sacerdotal, uma associação que visa a ajuda mútua entre os padres. Além da apresentação e aprovação das contas, decidiu-se que a celebração anual dos jubileus sacerdotais a realizar em Fátima deverá envolver todos os sacerdotes da Diocese, mesmo que não pertençam à Fraternidade. Por fim, houve eleições para a Direção, que ficou constituída pelos padres João Feliciano, como presidente, Miguel Sottomayor, como secretário, e André Batista, como tesoureiro.

JG

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.