
O mundo da educação merece a nossa atenção, o nosso investimento e a nossa defesa
A arte de educar e de ensinar é uma das mais belas e das mais nobres que existe. Através da educação e do ensino, as crianças, jovens e adultos são

A arte de educar e de ensinar é uma das mais belas e das mais nobres que existe. Através da educação e do ensino, as crianças, jovens e adultos são

Assinala-se, a 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo. A este propósito, a Santa Sé, através do Dicastério para a Evangelização, emitiu uma mensagem intitulada «Turismo e paz», associando-se

Os romanos tinham um adágio que dizia «certanti et resistenti victoria cedit» que quer dizer «a vitória é dos lutadores e dos resistentes». Recordei-me desta frase devido à comemoração dos

Nos finais do século XX, li o livro de Gilles Lipovetsky “A era do vazio”. Nesta obra, este sociólogo francês, analisa a nossa sociedade pós-moderna e disserta sobre as novas

Nos últimos anos, temos assistido a uma mudança de paradigma no nosso país. De um país de maioria católica, onde, em muitas regiões, o catolicismo era mesmo a única religião,

A mensagem de Fátima, desde os inícios, foi um farol de fé e de esperança para os portugueses e para todo o mundo. As aparições deram-se no decorrer da Primeira
Saudar, tem a mesma etimologia que saúde ou salvação. Saudar ou outros dá saúde, dá salvação, dá sentido de existência.

O congresso é promovido pela Comunidade Obra de Maria.
A JMJ foi uma oportunidade para a Igreja marcar a agenda mediática, dar-se a conhecer…

Se ainda há bons exemplos de preservação das nossas tradições, como o Dia do Bolinho e do Pão por Deus em algumas regiões portuguesas, noutras pura e simplesmente se esfumaram sendo substituídas pelas doçuras ou travessuras.

O sistema educativo português parece querer ignorar e remeter ao esquecimento o estudo das línguas clássicas, e quanto mais assim for, maior será a corrupção da língua portuguesa, ela uma filha do latim, do seu léxico, da sua gramática…

No próximo dia 25 de julho, celebra-se a festa do Apóstolo São Tiago. Não fora o facto de estarmos a viver com os condicionalismos da pandemia, certamente seriam milhares aqueles que estariam nas estradas da Península Ibérica a percorrer os Caminhos de Santiago, vindos de todo o mundo.

Podemos sonhar, podemos ter projetos. Surge uma nesga de esperança e de arriscar novos sonhos. Foi o sonho, como capacidade intelectual que fez o mundo progredir e evoluir, como dizia António Gedeão…

Este belo mês, é chamado pelos cristãos como o Mês de Maria, a mais bela e formosa criatura que é a muito amada pelos portugueses, que batizaram Portugal como Terra de Santa Maria.

Fomos falar com César Vicente, chefe dos acólitos do Santuário de Fátima, a este propósito. César Vicente, tem 49 anos, atualmente trabalha como vigilante-Sacristão no Santuário de Fátima e mora em Fátima. É acólito há 41 anos, sempre exerceu este ministério neste santuário, esta é a sua segunda casa.

Por estes dias, a propósito do Dia Mundial da Voz, 16 de abril, dei por mim a refletir sobre a importância da linguagem e da comunicação.

Com o plano de desconfinamento e reabertura de algumas atividades, vi alguns a limpar montras, toldos e cadeiras. Uns cabisbaixos carregando sacos, outros fitando o horizonte, sonhando o futuro.

Somos e vivemos no oikós, casa em grego, a casa comum, e temos de ter uma postura ecológica com a Criação, uma economia integral entre os seres humanos e praticar um ecumenismo entre os cristãos.