Ator Luís Miguel Cintra deu voz ao livro do Eclesiastes no Mosteiro da Batalha

134 visualizações

No Mosteiro da Batalha, no passado sábado 22 de outubro, Luís Miguel Cintra leu, clara e distintamente, o livro do Eclesiastes (ou Qohelet), na tradução de Damião de Góis (1502-1574). E foi muito aplaudido pelo numeroso público presente.

A leitura foi no claustro e a conclusão na igreja, com uma oração de Tolentino de Mendonça, sendo as palavras do ator repetidas no ambão pelo jovem Tomás.

Sobre o texto bíblico, o ator escreveu: “O Eclesiastes é um dos livros mais bonitos da Bíblia. Para além da gravidade da sua reflexão, ou mesmo da enorme acusação em que consiste, a sua tremenda atualidade deixa-me transido: ‘Ao dinheiro obedecem todalas cousas’. Isto está lá escrito. Não é assim agora, como ao rei Salomão parecia? Parecendo complexa, não é assim simples a verdade do mundo em que vivemos? E a frontalidade com que o rei Salomão o diz, não a reconhecemos, agora, na milagrosa humildade do Papa Francisco?
O Eclesiastes é a mais bela reflexão sobre a contradição da condição humana. Caim e Abel são ambos filhos de Adão e Eva. E ainda não acabaram de lutar? Mais que falar de bem e mal, digamos como o Eclesiastes: ‘Vaidade das vaidades, tudo é vaidade’.” Com as cinco leituras encenadas de textos bíblicos, no ciclo “E o espírito voltará a Deus”, a espiritualidade voltou às capelas imperfeitas e aos claustros do Mosteiro. Retomou-se assim, pela via cultural, o que antes acontecia na vida dos frades dominicanos que o habitaram.
É um caminho que pode ser continuado com outras iniciativas.

Parabéns ao diretor do monumento, Joaquim Ruivo, e aos seus colaboradores pela iniciativa.

Siga-nos nas redes sociais:
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

NEWSLETTER

Receba as notícias no seu email​
Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia