Apresentado programa celebrativo do Centenário das Aparições de Fátima

O Santuário de Fátima anunciou, na passada semana, o programa celebrativo do Centenário das Aparições de Fátima. 

Apostando numa “forte componente cultural”, para chegar a todos os públicos, o programa agora divulgado reúne uma vasta oferta e abrange diversas áreas: formação, música, espetáculos multidisciplinares, exposições, concursos entre outras iniciativas, que têm como principal objetivo a celebração das Aparições de Fátima e a difusão da sua Mensagem no país e no mundo.

“Ocasiões para celebrar, evocar, fazer festa, refletir, contemplar e orar”, é o que o reitor do Santuário de Fátima (SF), padre Carlos Cabecinhas, espera que o plano de atividades agora apresentado proporcione aos peregrinos que visitarem Fátima no âmbito do Centenário das Aparições (Centenário).
“A melhor forma de vermos recompensados os esforços que tornaram possível este programa é verificarmos que as diversas propostas venham a ter acolhimento e favoreçam uma participação no movimento jubilar deste Centenário que, assim o esperamos, possa levar a muitas pessoas o conforto e a alegria que tantos peregrinos encontram no espaço e na Mensagem de Fátima.”

Um programa diversificado

O programa é diversificado e “inclui uma forte componente cultural, porque a fé cristã é sempre uma fé incarnada, que assume, transforma e produz cultura”, até porque “o fenómeno Fátima tem marcado, há quase um século, a cultura envolvente, dando origem a novas expressões culturais”, sublinha o reitor do SF.
Para a elaboração das propostas, um dos critérios essenciais a ter em conta foram as necessidades dos peregrinos, diversas em perfis e interesses. Com este programa comemorativo o SF espera contribuir para o conhecimento e divulgação de Fátima, através da difusão da sua Mensagem, evidenciando o relevo das aparições de Fátima para a Igreja e para o mundo.

Receber os peregrinos

Questionado sobre o “aumento de peregrinos” no âmbito das comemorações, o reitor sublinhou a colaboração estreita que o SF tem promovido com diversas instituições com vista à “maior segurança possível em todos os eventos”.
Para melhor receber os peregrinos, foram executadas obras de melhoramento em alguns espaços do Santuário. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, reaberta ao público no início do mês, foi alvo de uma profunda intervenção de limpeza, conservação, restauro e requalificação de alguns espaços. Outros espaços intervencionados foram o Centro Pastoral de Paulo VI, as capelas da Sagrada Família, do Anjo da Paz e de Nossa Senhora do Carmo. Ainda em curso, estão as obras do novo presbitério do recinto de oração.

Reforçar a comunicação

Inúmeros elementos de comunicação irão reforçar a comemoração do Centenário, com relevo natural para o logótipo e o símbolo oficial. Para além destes elementos centrais, irão ser produzidos uma medalha comemorativa e um relógio. No “Mural online de testemunhos”, os peregrinos poderão deixar uma breve declaração, em vídeo, que pode ser partilhado nas redes sociais. Na Rádio Renascença, irão ser transmitidos breves depoimentos sobre Fátima de cem personalidades, um conteúdo que também estará disponível online, em www.fatima2017.org, a página oficial que reúne toda a informação sobre a Comemoração do Centenário.

 

 

Apresentação do Centenário das Aparições

O programa de preparação, iniciado em 2010, surgiu de um impulso dado pelo Papa Bento XVI, na visita que fez ao SF a 13 de maio desse ano. O programa celebrativo agora apresentado dá continuidade ao septenário preparatório e é orientado por uma das afirmações que, nas Memórias da Irmã Lúcia, é colocada nos lábios da Virgem Maria: “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-á até Deus”.

Até outubro de 2017 “o programa torna-se mais intenso, para assinalar o auge da efeméride e possibilitar a todos um maior envolvimento nesta grande celebração”, disse o reitor do SF, antes de anunciar a centena e meia de projetos que irão comemorar o Centenário das Aparições, que terá na visita do Papa Francisco, em maio de 2017, o momento mais marcante.

 

 

Iniciativas culturais

 

   FORMAÇÃO   ▲   

   ▶ Ciclos de conferências   

Entre dezembro de 2015 e abril de 2017

Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores

Este ciclo desenvolve-se a partir do tema: “Eu vim para que tenham vida”. A próxima conferência, “Alegrai-vos no Senhor”, proferida por Alexandre Palma, realiza-se já no próximo domingo, 14 de fevereiro, às 16h00.

     ▶ Simpósio Teológico-Pastoral   

De 24 a 26 de junho de 2016

Salão do Bom Pastor, Centro Pastoral de Paulo VI

Sob o tema “Eu vim para que tenham vida – A vida que brota de Deus no acontecer da história”.

     ▶ Congresso Internacional “Pensar Fátima. Leituras interdisciplinares”   

De 21 a 24 de junho de 2017

Salão do Bom Pastor, Centro Pastoral de Paulo VI

Culminar dos vários simpósios realizados, este congresso pretende estudar as várias das dimensões de Fátima, em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História e Arte.

   ▶ 24.º Congresso Mariano-Mariológico Internacional   

De 6 a 11 setembro de 2016

Salão do Bom Pastor, Centro Pastoral de Paulo VI

Fátima acolhe o congresso para académicos de escolas marianas de todo o mundo, que abordará o “acontecimento Fátima cem anos depois: história, mensagem e atualidade”.

   ▶ Curso da Mensagem de Fátima   

Data a definir

Formação que pretende expõe os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria, orientada pela Irmã Ângela de Fátima Coelho, Postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto.

 

   MÚSICA   ▲   

   ▶ Concerto de Encerramento do Centenário   

13 de outubro de 2017, 18h30

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Integrado na cerimónia de encerramento da celebração do Centenário das Aparições de Fátima a Orquestra e Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro, apresentam entre outras, obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso, em estreia mundial.

   ▶ Ciclo de órgão   

No decorrer de 2016

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Aproveitando a reconstrução do órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, irão realizar-se seis concertos, que porão em evidência este instrumento.

Concerto de inauguração – Olivier Latry 20 de março

100 Anos de música alemã – António Esteireiro 8 de maio

100 Anos de música contemporânea – António Mota5 de junho

100 Anos de música sacra – Filipe Veríssimo | 10 de julho

Hinos Marianos – Giampaolo Di Rosa14 de agosto

100 Anos de música francesa – João Santos 9 de outubro

   ▶ Ciclo de Música Sacra   

Cinco concertos integram este ciclo, que tem como título “Memória e tradição – fragmentos de um Ciclo de Música Sacra” e onde se oferecem alguns elementos da memória-tradição da música sacra cristã. Os dois primeiros concertos realizam-se em maio e julho do próximo ano.

   ▶ Ciclo Musical Ouvir Fátima   

Concerto de Natal” | 18 de dezembro de 2016

Com estreia mundial de uma obra do compositor Fernando Valente encomendada pelo Santuário de Fátima para a celebração do Centenário das Aparições.

Um louvor a Maria” | 9 de setembro de 2016

Cantar Fátima” | 23 de junho 2017

   ▶ Ciclo para coro, piano e acordeão   

3 de abril de 2016

Com estreia mundial de seis obras encomendadas a seis compositores, para a celebração do Centenário.

   ▶ Concertos Evocativos   

II Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima | 20 de fevereiro de 2016, Igreja da Paróquia de Fátima

III Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima | 19 .fev.2017

   ▶ Encontros de Coros Infantis do Santuário de Fátima   

VIII Encontro |Abril de 2016

IX Encontro| Abril de 2017

   ▶ Concerto de Páscoa   

23 de abril de 2017

Com a Escolania de Montserrat, sob a direção de Castelló Llorenc.

   ▶ Oficinas Musicais Criativas   

Meses de abril e julho

Centro Pastoral Paulo VI

Destinadas a crianças dos 3 aos 14 anos, estas oficinas utilizam as artes da música, do teatro e da dança, com especial ênfase na música, como mediadores ilustrativos da vivência da mensagem de Fátima.

 

   MULTIDISCIPLINAR   ▲   

   ▶ Performance multidisciplinar “Fátima – O Dia em que o Sol Bailou”   

De 11 a 15 de maio de 2016

Pela Vortice Dance Company, este espetáculo tem como base temática o fenómeno de Fátima e junta diversas áreas artísticas, passando a utilizar, a dança, o suporte vídeo, o vídeo mapping, figuração em holograma, a cenografia 3D.

   ▶ Luz – O Musical sobre Fátima”   

Estreia prevista para outubro de 2016

Um teatro musical, sobre a temática de Fátima, pela companhia Elenco Produções.

   ▶ Vídeo mapping   

De 12 a 15 de maio de 2017

Projeção de Vídeo Mapping Fátima: tempo de luz, que fará uma reflexão acerca do que tem sido Fátima ao longo destes 100 anos.

 

   EXPOSIÇÕES   ▲   

O Santuário tem realizado várias exposições temporárias anualmente, trazendo muitas das peças que estavam em reserva à luz do dia. Estão previstas diversas exposições temporárias, entre as quais, uma de fotografias do Centenário. Sublinhado ainda para a exposição “Fátima e os Papas”, a realizar no Vaticano, em 2018.

 

   CONCURSOS   ▲   

   ▶ Prémio Fotografia Centenário das Aparições de Fátima”   

Data limite de apresentação de trabalhos a concurso: 13 de outubro de 2016

Sobre as categorias Retrato humano, Paisagem, Espiritualidade e Mensagem: práticas e ritualidade e Fotonarrativa. Mais informações em www.fotografia.fatima.pt.

   ▶ Passatempo online de fotografia   

Entre 20 de março e 23 de outubro de 2016

Sob o tema “Ver no silêncio: olhares sobre Fátima”, pretende partilhar olhares expressivos sobre a vivência de Fátima. Participação através da página de facebook do Santuário.

 

   OUTRAS INICIATIVAS   ▲   

Entre as iniciativas de difusão da Mensagem de Fátima, estão previstas: catequeses murais no recinto do Santuário, uma série de artigos sobre a Mensagem de Fátima, orações sobre Fátima na página Passo-a-rezar e aplicações para dispositivos eletrónicos móveis.

Serão editadas várias publicações: uma edição crítica das Memórias da Irmã Lúcia, um catálogo de Fotografias do Centenário e a digitalização dos manuscritos das Memórias da Ir. Lúcia. Para o público juvenil é apresentada, no próximo dia 20 fevereiro, a obra “A missão do Francisco”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, estando outra obra em preparação para o público infantil.

Desde maio de 2014 que é publicada, semestralmente, a Revista Cultural “Fátima XXI”. Este projeto editorial debruça-se sobre temas da história, da mensagem e da espiritualidade de Fátima, através de uma abordagem cultural e reflexiva, privilegiando a relação de Fátima com o mundo contemporâneo. A mais recente edição foi publicada em outubro passado.

No audiovisual, serão produzidos: a série “Fátima no mundo”; dois filmes, um sobre as aparições do Anjo e outro sobre a aparição de Maio; e dois documentários, sobre a ligação dos Papas a Fátima e sobre a vida dos Pastorinhos de Fátima.

 

 

2016-02-10 Programa Centenario 1

Logótipo do Centenário

Autora: Inês do Carmo

A proposta assenta nas datas que marcam a efeméride do Centenário das Aparições de Fátima bem como num elemento facilmente reconhecível e identificável com o Santuário: a torre sineira da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Com as Aparições, e com a espiritualidade que surgiu e se enraizou em Fátima, o Santuário acolhe milhares de peregrinos. Para estes, e em linguagem meramente pictórica, a Basílica e a sua torre sineira são uma meta a atingir, o sinal de que chegaram ao destino encontrando-se no local das Aparições.
Assim, considerou-se que a imagem da torre é um símbolo inequívoco de Fátima, das Aparições de Nossa Senhora, dos Pastorinhos e de Fé.
Associada a esta imagem, criou-se um logótipo com as datas do centenário, sendo que um dos algarismos da data das Aparições foi substituído por uma cruz, de modo a salientar o carácter cristão da efeméride.
A escolha das cores recaiu na vontade de acentuar a leveza e o espiritual do acontecimento. Tons de cinza quente contrastam com um ouro alusivo à coroa de Nossa Senhora e aos elementos dourados frequentemente presentes na arte sacra.
Por questões de ordem prática, criou-se, para além da marca principal, uma variante menos “descritiva” e mais condensada, que poderá funcionar como “selo”.

 

2016-02-10 Programa Centenario 3

Símbolo Oficial do Centenário

Autora: Cristina Rocha Leiria

Concebida a partir do testemunho do testemunho de João acerca do momento em que Jesus, no Calvário, apresenta Maria como Mãe da humanidade, a escultura mostra as Mãos de Cristo que nos oferecem o Coração de Maria: “eis o teu filho”; “eis a tua Mãe” (Jo 19, 26-27).
Símbolo do amor incondicional, o Coração de Maria espelha a imagem de cada um de nós, seres peregrinos neste caminho de vida que nos conduz a Deus. Fazendo eco da Mensagem de Fátima, a luz ténue da peça espalha a doçura do coração materno que, na expressão dos espinhos dourados, sublima a dor e que, nas chamas levantadas ao céu, apela à consagração às coisas do alto.
Ao entrarmos no Coração de Maria, temos a certeza de chegarmos a Deus, como lembra o lema escolhido para celebrar o Centenário das Aparições de Fátima: “O meu Coração Imaculado conduzir-vos-à até Deus” (Memórias da Irmã Lúcia).

Foto: © Paulo Adriano

 

 

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.