Ai, se eu ganhasse o euromilhões

Não há vidas sem problemas. No que diz respeito ao dinheiro, evita uns e promove outros.

Ouço tantas vezes “ai se eu ganhasse o euromilhões…” dava o dinheiro para uma instituição, fazia uma viagem, fazia uma série de coisas, já não ia trabalhar mais!

Depois, fico a refletir nestas coisas e penso… será que muitas destas opções estão dependentes só e apenas do dinheiro? Não, claro que não. Nenhum comportamento nasce de uma avalanche, os comportamentos têm raízes e são perpetuados ou controlados. Por isso, é errado atribuirmos tudo a uma só circunstância. E afinal, muitas das vezes nem é o dinheiro que nos impede de concretizarmos determinadas coisas.

Nos meus pensamentos perdidos ainda me vem à cabeça aquela frase célebre de John F. Kennedy: “Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti, pergunta o que tu podes fazer por ela”. Em jeito de adaptação – perdoe-me o autor da frase – atrevo-me a dizer “não perguntes o que a vida te deveria dar, mas sim o que podes tu podes dar à vida!”

Comecei por falar em problemas da vida, agora cito um falecido presidente dos Estados Unidos… afinal, qual o fio condutor de tudo isto?

A nossa atitude! E temos duas hipóteses.

Podemos adotar a atitude de vitimização: “só me calham chatices / só eu é que não tenho sorte / a mim ninguém me ajuda”;

Ou, em oposição, podemos procurar uma atitude construtiva: “isto está mau, estou com problemas financeiros mas há solução; outros já estiveram como eu e venceram e eu também vou vencer!” ou até “estou muito afetado com um problema da minha vida, é importante eu procurar ajuda para pacificar isto dentro de mim”.

Em jeito de conclusão, há que perceber qual é o nosso foco: naquilo que não temos (euromilhões, casa de cinco assoalhadas, carro novo, emprego, filhos que cuidem de nós,…) ou naquilo que temos (saúde, capacidade de nos mobilizarmos, de pedir ajuda, amigos verdadeiros, esperança,…)

Hoje fica o desafio: não fiques à espera! O que podes fazer por ti?

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.