Adolescentes de Caxarias marcam “presença” no Seminário

Agradecemos ao seminário diocesano e aos seus responsáveis esta iniciativa em partilham connosco a sua vocação e nos dão a conhecer o seu trabalho e modo de vida que muitos cristãos (assim como nós) certamente desconhecem.

Somos o grupo de catequese do 10º ano de Caxarias e no sábado passado a nossa catequese foi diferente. Aceitámos o desafio e mesmo distantes fisicamente participámos na iniciativa proposta pelo seminário diocesano: “Seminário em Dia Aberto”.

Começámos por nos vestir a rigor, e partindo da dinâmica e dos textos que nos foram propostos, concluímos que Jesus nos chama hoje, como chamou os primeiros discípulos para continuar a Sua missão e vivermos do mesmo modo. Para anunciá-Lo a todos e levar a paz a cada irmão. Todos temos uma vocação, para tudo o que fazemos na vida. 

Reflectimos também na missão dos padres no mundo de hoje. No ano passado quando participamos pela primeira vez nesta iniciativa, descobrimos que afinal os padres não têm uma vida chata como pensávamos: não passam o dia em aulas e a rezar, também têm momentos de diversão e de partilha, como vivenciámos no modo como nos acolheram.

Pensamos que os padres têm uma missão muito importante, mas esta opção radical de deixar tudo e seguir Jesus ainda nos deixa algo confusos: “não poderem” ir a festas e bares como os outros jovens ou não poderem casar e ter filhos… Não sentem falta disso? De ter outra família para além da família do Seminário? Pensamos que isto afasta os rapazes da ideia de serem padres.

Apesar de todas as nossas dúvidas e interrogações a sua felicidade e os seus sorrisos ficaram marcados na nossa memória.

Não esquecemos a actualidade que vivemos e reflectimos no que podemos fazer para combater o isolamento neste tempo de pandemia, e o modo como o podemos concretizar na nossa paróquia, tal como Jesus indo ao encontro dos que mais precisam.

Infelizmente este ano não pudemos estar juntos no Seminário, mas esperamos que no próximo ano nos possamos lá encontrar.

Agradecemos ao seminário diocesano e aos seus responsáveis esta iniciativa em partilham connosco a sua vocação e nos dão a conhecer o seu trabalho e modo de vida que muitos cristãos (assim como nós) certamente desconhecem.

Escrito por Júlia Baptista e Célia Silva 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.