No dia 4 de junho, no decorrer da missa vespertina da solenidade do Pentecostes, na igreja paroquial da Freixianda, os 14 adolescentes que frequentam o 8º ano da catequese celebraram a Festa da Vida.
Contemplando a força do Amor que dimana da cruz de Cristo, proclamaram, através de gestos e palavras, que acreditam que é o Amor, vivido ao jeito de Cristo, que dá sentido, amplitude e profundidade à existência. Como em Jesus o Amor redundou em Vida nova, também quem assumir o Amor como projeto de vida participará da Vida nova de Cristo ressuscitado.
Toda a celebração foi dinamizada pelos adolescentes. No cortejo de entrada, de velas acesas, seguiram o Crucificado, cuja imagem, colocada em destaque junto do altar, foi por eles venerada, através do gesto da oferta das velas, símbolo da sua fé. Na liturgia da Palavra, proclamaram as leituras, apresentaram as invocações da oração universal e fizeram a recolha das ofertas.
Após a comunhão cada um recebeu uma cruz com o crucificado para a levarem consigo e, deste modo, recordarem sempre que o segredo da felicidade e da verdadeira vida, a Vida Nova, está na capacidade de viver o Amor, seguindo os passos de Jesus.
Para manifestar que era essa a sua convicção e propósito, colocando-se todos em volta do altar, fizeram o seu compromisso, perante a assembleia que os acolheu para celebrar a mesma fé e a mesma certeza. E assim decorreu a Festa da Vida.