Decorreu na Batalha, no serão de quinta-feira 24 de novembro, uma conferência/debate promovida pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) de Leiria, subordinada ao tema “Conciliação Família e Trabalho”.
Este será o tema do próximo triénio para a ACEGE, depois do anterior “O Amor como Critério de Gestão”.
Os oradores intervieram com alguns laivos de experiência pessoal, suscitando um animado debate com a plateia bem composta.
O primeiro orador foi Gonçalo Maleitas Corrêa, responsável do Credit Suisse Portugal, cristão, casado e pai de quatro filhos, vinculado ao labor diário por oito, às vezes dez ou doze horas. Como pano de fundo da sua intervenção, escolheu três citações do Evangelho: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?”; “Onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração”; “Quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.
Concluindo que a família é vista, por vezes, mais como concorrente do trabalho e não como aliada, confessou que ela é o seu bem maior, num ambiente iluminado pela luz de Deus: os problemas (horários, viagens, mudanças, desemprego, cuidar dos colaboradores) não desaparecem por magia, mas escalam-se as prioridades e é concedida a chave para a unidade de vida.
Por sua vez, o orador seguinte, José Luís Simões (CEO do Grupo Luís Simões), falou da sua experiência e da sua empresa, com cerca de 1500 colaboradores e mais de 2000 veículos, e onde estão nove familiares envolvidos na gestão. O palestrante enfatizou a necessidade de valores tais como a exigência, atitude, compromisso, responsabilidade, ética e trabalho. As grandes decisões do conselho de família que gere a empresa são tomadas por comum acordo. “Mais importante do que nos situarmos como concorrentes, é como nos complementamos, em família”, justificou. E fazendo eco da sua experiência e dos irmãos, num momento difícil por que passaram, afirmou: “Os problemas resolvem-se, mais do que a trabalhar, com uma postura de pensar e aprender”.
Um e outro palestrante sublinharam a importância de não levar os problemas do trabalho ou da empresa para a família.