Ação de Graças pelo reconhecimento das virtudes heroicas do padre Formigão

Vai ser celebrada em Fátima, no dia 14 de julho, uma Ação de Graças pelo reconhecimento das virtudes heroicas do padre Manuel Nunes Formigão, fundador da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

O programa será o seguinte:

10h00 – Terço na Capelinha;

11h00 – Missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário;

15h15 – Cantata na Basílica da Santíssima Trindade: “«As Maravilhas de Fátima» o Apóstolo de Fátima, Padre Formigão”.

Manuel Nunes Formigão nasceu em Tomar, a 1 de janeiro de 1883. Aos 12 anos, entrou no Seminário Patriarcal em Santarém. Após os estudos eclesiásticos, foi enviado a Roma, onde obteve os graus académicos em Teologia e Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. A 4 de abril de 1908, na Basílica de S. João de Latrão, recebeu a ordenação sacerdotal.

No ano seguinte, regressou a Portugal, iniciando a atividade de professor no Seminário de Santarém e dedicando-se a atividades apostólicas como o apostolado junto dos jovens e a luta pelos direitos dos mais pobres e desprotegidos.

Em setembro de 1917, entrou em contacto com as aparições de Fátima. O seu envolvimento com os videntes, a sua preocupação em apurar a verdade e o significado da mensagem, a sua dedicação sem limites na sua divulgação mereceram-lhe o epíteto de “Apóstolo de Fátima”.

Para dar resposta a uma comunicação da Mãe de Deus à Santa Jacinta Marto, a ele destinada, fundou a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, cujo fim especial é viver o carisma reparador.

O padre Formigão faleceu em Fátima, a 30 de janeiro de 1958. Pela fama de santidade de que gozava, deu-se início ao processo da sua Causa de Canonização, em 2001. Em 14 de abril de 2018, o Papa Francisco assinou o decreto com que o declara venerável.

Joaquim Santos

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.