Acampamento de Verão do MCE de Leiria-Fátima

Nos passados dias de 26 de julho a 1 de agosto, o Movimento Católico de Estudantes (MCE) da Diocese de Leiria-Fátima realizou mais um acampamento de Verão na Praia Fluvial do Mosteiro, Pedrógão Grande.

Sob a temática “O essencial é invisível aos olhos”, os 36 jovens presentes tiveram tempo para refletirem, questionarem-se, partilharem ideias e ainda ouvirem um testemunho de fé e de vida de um casal de invisuais, a Graça e o Ilídio, que os ajudou a aprofundarem o tema de uma forma muito marcante.

O Acampamento do MCE é um encontro de Verão para os militantes que vão fazendo caminho ao longo do ano, mas é também um ótimo encontro para dar a conhecer o Movimento a muitos mais jovens que querem aprender cada vez mais a “ser católico na Escola e estudante na Igreja”. Assim, os jovens que viveram o acampamento tiveram já oportunidade de conhecer a dinâmica do Movimento, que é base do trabalho de equipa presente em todas as reuniões e encontros: o método da Revisão de Vida – ver, julgar e agir.

O próximo ano do Movimento Católico de Estudantes vai continuar com as habituais reuniões de equipa semanais, divididas pelos setores de ensino Básico, Secundário e Superior, com jovens de idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A reunirem nas diferentes escolas, ou na Sede do Movimento, na Avenida Marquês de Pombal, as equipas são normalmente compostas por cinco a dez militantes e um assistente tendo como base o método já referido.

O Movimento contará ainda com alguns encontros de fim-de-semana, que serão realizados por cada período escolar, com objetivos e temáticas diferentes. O primeiro do ano será o Encontro de Iniciação e Formação (E.I.F.), onde se poderá aprofundar a história e identidade do Movimento, um encontro indicado para todos os que querem iniciar-se como militantes no MCE.  O calendário será definido no início do próximo ano pastoral.

 

Testemunhos

“Muitos de nós fomos à descoberta sem sequer sabermos em que consistia o Movimento. Contudo, nesta semana, sentimos que foram deitadas as primeiras sementes do espírito apaixonante do MCE para crescerem grandes frutos no próximo ano nas reuniões de equipa e futuros encontros.” – Maria Correia, 17 anos, Alqueidão da Serra

“Os dias que lá [no acampamento] passamos… aqueles dias sentem-se, vivem-se, não se conseguem explicar muito bem. Todos os momentos foram diferentes e muito especiais. Desde as brincadeiras na água, às reflexões na capela passando pelo longo e produtivo peddy paper… posso dizer que percebi que o MCE é um grupo espetacular com pessoas fantásticas e do qual quero mesmo fazer parte!” – Inês Antunes, 14 anos, Bajouca

“É com enorme alegria que vejo que, com o passar do tempo, o espírito do MCE continua vivo e a despertar sentimentos e emoções únicos nos jovens ao terem a oportunidade de conhecer Deus de perto.” – Francisco Ferreira, 19 anos, Barreira

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.