A igreja paroquial da Freixianda acolheu, no passado dia 9 de outubro, na eucaristia dominical, as 118 crianças e os 54 adolescentes que vão frequentar a catequese, ao longo do presente ano pastoral, juntamente com os 20 catequistas que os irão acompanhar e ajudar a crescer na fé. Foi a abertura solene do novo ano de catequese com a apresentação dos catequizandos e respetivos catequistas à comunidade, também ela responsável pela educação da fé dos mais novos.
Foi gratificante poder ver tanta criança e adolescente na nossa celebração. Já tínhamos saudades. Houve o cuidado de as levar a participar no cortejo de entrada, no serviço do altar, na leitura de alguns textos, na recolha das ofertas e na escolha dos cânticos adaptados à sua idade.
Partindo dos textos bíblicos, o pároco enalteceu a atitude de Naamã que, uma vez curado, fez questão de levantar um altar para louvar e agradecer ao Deus único e verdadeiro, tal como a atitude do leproso que, perante o benefício da cura, voltou atrás para a gradecer a Jesus. A Eucaristia, salientou ainda o pároco, é a oração de louvor e ação de graças por excelência, incentivando, por isso, crianças, adolescente e toda a comunidade a participarem de um modo habitual na celebração da eucaristia dominical. Nesta celebração, os catequistas, por sua vez, fizeram o seu compromisso de “anunciar a Palavra e de testemunhar pela vida os valores do Evangelho”.
Após a celebração eucarística, catequizandos e catequistas reuniram-se nas respetivas salas de catequese, para uma primeiro encontro de apresentação, distribuição de material e orientações de fundo para o novo ano na esperança de que seja vivido com alegria e muito interesse da parte de todos.