Abertura da Porta Santa da Misericórdia no Santuário de Fátima

“Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor”. Foi com estas palavras que D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, procedeu à abertura da Porta Santa da Misericórdia, no dia 8 de dezembro, no Santuário de Fátima.

Este gesto marcou o início do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco e em união com ele, que nessa mesma manhã inaugurava o Jubileu para toda a Igreja, ao abrir a Porta Santa da Basílica de São Pedro.

Na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, a porta escolhida foi a de S. Tomé, uma vez que a figura do apóstolo é protagonista do Evangelho proclamado no Domingo da Misericórdia.

A celebração foi “prelúdio de uma profunda experiência de graça e de reconciliação”, referiu na ocasião o Bispo de Leiria-Fátima, sublinhando a importância da misericórdia na vida quotidiana: “A misericórdia de Deus é mais poderosa do que o nosso pecado. Não há nenhuma situação irremediavelmente perdida porque o seu amor não tem limites, Deus ama-nos sempre e para sempre, mesmo quando O desiludimos”.

No decorrer desta celebração da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, D. António Marto sublinhou ainda a importância desta festividade para o povo cristão, afirmando que “a Mãe de Misericórdia ajuda-nos a entrar” neste Ano Santo e nela “Deus saúda o seu povo e a humanidade inteira”.

Uma nota da Sala de Imprensa do Santuário de Fátima refere que o Bispo diocesano “espera que este Ano Santo da Misericórdia traga muitas bênçãos para fazer face aos desafios do dia-a-dia e dar graças a Deus”. Considerando que este Jubileu é “um ato profético”, D. António Marto apontou a raiz desses desafios: “porque vivemos num mundo cínico em virtude da globalização da indiferença; vivemos uma cultura do descartável dos que são peso ou incómodo”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.