O crisma, um dos sete sacramentos da Igreja Católica, representa um momento crucial na vida espiritual de muitos jovens cristãos. Também conhecido como confirmação, é uma declaração pública da fé e um passo significativo no percurso religioso de cada um. O crisma simboliza o amadurecimento espiritual e a disposição para viver os valores cristãos de amor, compaixão e serviço aos outros, sendo, por isso, um momento de celebração não apenas para os crismandos, mas para as famílias presentes, os padrinhos e toda a comunidade que os apoia, incluindo a comunidade dos Pousos e outras comunidades paroquiais, onde alguns foram crismados este ano.
Ao contemplar o significado do crisma, somos lembrados da importância da comunidade e do compromisso pessoal com os ensinamentos de Cristo. Em outubro, na paróquia dos Pousos, começou um novo ciclo de catequese que envolveu não apenas crianças e jovens, mas também um grupo diversificado de adultos, representando diferentes culturas e origens, formando assim a catequese dos adultos. Este grupo trazia consigo algo comum: uma semente especial dentro de cada um, pronta para ser cuidada e nutrida com amor, partilha e muita aprendizagem.
Este grupo de crismandos partilhou o desejo comum de receber o sacramento do crisma, mas o objetivo tornou-se mais profundo: praticar o mandamento central deixado por Jesus na célebre frase “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”, tão bem cantado no momento da comunhão. O crescimento deste “jardim” não foi um processo solitário, tendo requerido água, um solo fértil e “jardineiros” dedicados, que foram todos os catequistas dos adultos que se reuniram regularmente aos sábados à noite para cultivar este grupo especial. Assim como uma flor pode nascer de um solo árido, a comunidade dos Pousos testemunhou não apenas uma, mas várias flores maravilhosas vindas de outros territórios, florescendo no dia 9 de junho, outros, já em datas anteriores na Sé e outros ainda, no dia 23 de junho, na Barosa.
Quando estes jovens e adultos se juntaram para receber o sacramento do crisma, sentindo o Espírito Santo entre eles, tudo se transformou ou se transforma no coração de cada um. Estas celebrações não apenas fortalecem a fé individual de cada um, mas também enriquecem a comunidade como um todo, demonstrando que o amor e o cuidado são fundamentais para o crescimento espiritual e a união comunitária. Que este sacramento continue a fortalecer e a inspirar todos nós na procura de uma vida de virtude e serviço, e que este jardim continue a florescer e a inspirar todos os que contemplam, mostrando que, com dedicação e fé, podemos transformar até os terrenos mais ásperos em belos jardins de amor e harmonia.
Sandra, do grupo dos adultos
Carta dos crismados aos Catequistas
Queridos catequistas,
Vocês são anjos que Deus colocou na Terra, com o dom de contagiar as pessoas e de transmitir a palavra de Deus!
Ser catequista é uma missão que nem sempre é fácil, uma tarefa que requer muita determinação, ânimo e coragem. Catequizar é educar crianças, jovens e adultos na fé, uma educação que será levada por todos ao longo das suas vidas!
É preparar encontros e dinâmicas diversas, mesmo que não tenham tempo, mas ainda assim, não lhes falta ânimo para tal!
É chegar com sorrisos e palavras amigas, mesmo que a vossa vida não seja só sorrisos!
É assim que guiam cada vez mais crianças, jovens e adultos para a Igreja; são os catequistas que trazem as pessoas para a comunidade!
É a alegria dos catequistas que contagia todos, fazendo tudo parecer tão simples, divertido e gratificante, vendo que a semente que plantaram dará frutos!
Que Deus abençoe cada um de vós, que esteja perto de cada um, derramando a sua bênção, dando-vos paciência, ânimo, coragem e força para continuarem esta vossa missão!
SOMOS NÓS O 10.º ANO! SOMOS NÓS OS ADULTOS – 2023/2024