A alegria do Evangelho “é fonte de uma primavera espiritual”, diz D. António Marto

Cardeal presidiu à missa dominical no terceiro domingo do Advento, que coincidiu com a festa de Natal do Santuário de Fátima

Cardeal presidiu à missa dominical no terceiro domingo do Advento, que coincidiu com a festa de Natal do Santuário de Fátima

O bispo de Leiria-Fátima exortou os cristãos a serem anunciadores da alegria do Evangelho que “é fonte de uma autêntica primavera espiritual” que transforma o mundo.

“É possível transformar este mundo que tantas vezes atravessa a escuridão da noite, a partir da alegria do Evangelho, pois o Senhor restitui a visão interior do coração; restitui a capacidade de escutar e acolher; liberta-nos e ajuda-nos a construir uma vida nova, em comunhão; ressuscita os mortos oferecendo a plenitude da vida eterna e liberta-nos das escravidões” disse o prelado aos milhares de peregrinos que participavam na missa deste domingo, o terceiro do Advento também denominado Domingo da Alegria, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

“Estes são os sinais do Evangelho da Alegria trazidos ao mundo por Jesus e que nós temos a obrigação de testemunhar e concretizar” esclareceu ainda sublinhando que “não se compram nem se vendem em nenhuma boutique ou supermercado. São dons gratuitos” que “resultam de um verdadeiro encontro com Deus e com a sua palavra”.

“A alegria deste encontro é profunda e desce ao fundo do coração. Ela resulta da proximidade e da presença de Deus: um Deus sempre amigo, fiel, que nos acompanha com o seu amor e nos salva” acrescentou ainda D. António Marto ao lembrar que “esta alegria é fonte de uma autêntica primavera espiritual”.

Na homilia, o bispo de Leiria-Fátima voltou a centrar-se no tema do ano pastoral no Santuário de Fátima- Dar graças por viver em Deus- para destacar que o Santuário também é chamado a ser a “casa da alegria”, na qual todos se sintam “escutados, acolhidos e saiam daqui com vontade de cantar o evangelho como Nossa Senhora fez no Magnificat ou como souberam fazer os santos pastorinhos”.

Durante a missa foram ainda benzidas as imagens do Menino-Jesus que habitualmente são colocadas no presépio.

Na missa participaram também os colaboradores do Santuário de Fátima- funcionários e voluntários- que hoje viveram a sua festa de Natal.

Seguiu-se um almoço e um concerto de Natal no Auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, com o Grande Coral de Natal (Brasil) e Coro Vox Laci , sob a direção de Isak Lucena.

Programa de Natal

VIGÍLIA NATALÍCIA
24 de dezembro
22h20 | Ofício de Leitura (Basílica da Santíssima Trindade)
23h00 | Missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, com osculação do Menino Jesus (Basílica da Santíssima Trindade)

SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR
Dia 25 de dezembro
Missas do dia (com osculação do Menino Jesus)
07h30 e 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
09h00, 11h00, 15h00 e 16h30, na Basílica da Santíssima Trindade
17h30 | Vésperas cantadas (Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima)

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ
31 de dezembro

Programa de domingo
11h00 | Missa, com Consagração da Família e osculação do Menino (Basílica da Santíssima Trindade)
22h00 | Missa, com Te Deum de Ação de Graças (Basílica da Santíssima Trindade)
A seguir, procissão para a Capelinha e recitação do Rosário.

ANO NOVO
00h00 | Toque do carrilhão, Consagração ao Imaculado Coração de Maria e gesto da Paz.
Chá-convívio na Casa de Nossa Senhora das Dores.

As principais celebrações desta quadra poderão ser acompanhadas em direto em www.fatima.pt

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.