No próximo dia 29 de setembro, domingo, às 16h00, na cidade de Ourém, a Associação Abraçar São Tomé e Príncipe realizará a sua 4.ª gala solidária com o povo de São Tomé e Príncipe, mais concretamente no distrito de Lembá, cidade das Neves, onde, há 25 anos, trabalha uma ilustre conterrânea nossa, a irmã Lúcia Cândido, das irmãs franciscanas hospitaleiras da Imaculada Conceição.
Este ano, todos os fundos arrecadados serão destinados à concretização de um projeto educativo e social que terá um forte impacto nas mais de 2.500 crianças e 800 idosos apoiados pelo PDIL – Projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá. Trata-se da construção de um aviário com galinhas poedeiras para garantir o enriquecimento das refeições escolares e dos idosos desta comunidade, com a produção contínua e permanente de ovos.
Este projeto está orçado em cerca de 160 mil euros, sendo que tudo terá de ser importado de Portugal, desde a estrutura geral do aviário, o seu equipamento adequado, os pintos, as rações e todo o apoio veterinário e logístico, o que encarece a concretização deste desiderato.
Contamos com o apoio de vários patrocinadores oficiais e diversas empresas que se associaram a este evento, incluindo a Câmara Municipal de Ourém, que nos cedeu o teatro da cidade.