Decorreu no dia 25 de maio, na sede do agrupamento 1209-Bidoeira, um pequeno treino de simulacro relacionado com o risco de incêndio. Foi feita uma simulação de uma fuga de incêndio, conduzida pelos elementos da proteção civil do 1209 (Mariana Francisco e Afonso Antunes), e também incluiu uma participação especial dos bombeiros voluntários da Ortigosa.
Na primeira parte das sessões, o momento começou quando um chefe do agrupamento desligou o quadro elétrico e alertou “fuga de incêndio”. Assim, os nossos escuteiros organizaram uma fila indiana (inclusive os chefes), abandonaram moderadamente a sede do nosso agrupamento e deslocaram-se diretamente para o ponto de encontro.
Logo depois desse momento, os bombeiros voluntários da Ortigosa chegaram ao local dez minutos após esse acontecimento. Entraram na nossa sede e conseguiram resolver imediatamente a situação.
Por fim, no encerramento das sessões, efetuou-se mais uma simulação onde os escuteiros e chefes do agrupamento abandonaram completamente a sede para o respetivo ponto de encontro. Terminou-se o exercício com partilha e esclarecimentos finais.
Desta forma, o agrupamento investe na prevenção e na segurança dos seus escuteiros e sede, testando as suas medidas de autoproteção.