Dezenas de ciclistas participaram na XIV Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima, no passado domingo 10 de abril, percorrendo o Caminho dos Pastorinhos até à Capela de Santo Estêvão, nos Valinhos.
Aí foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo emérito da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César. Também D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito da diocese de Leiria-Fátima, que tem presidido a esta peregrinação nos últimos anos, marcou presença no início.
Saudando o clima de “solidariedade e fraternidade” existente entre os ciclistas, D. Augusto César sublinhou que este testemunho deve ser um exemplo, pois a solidariedade expressa nesta caminhada “só pode ser inspirada pela fé”. E deixou como desafio “sermos capazes de ser testemunhas da fé e não ter medo de trazer Deus para a nossa vida quotidiana”.
O presidente da União de Ciclistas de Leiria, entidade promotora da iniciativa, agradeceu a presença dos vários ciclistas de todo o País e lembrou que “este é o momento de pedirmos a Nossa Senhora que interceda por nós e nos proteja dos males das estradas difíceis de Portugal”. Lembrando que “ao longo do ano morrem inúmeros ciclistas nas estradas portuguesas”, Carlos Vieira dirigiu a sua oração também para que Maria “dê bom senso e cuidados redobrados a todos os automobilistas para que tenham mais cuidado connosco”.