What’s Fátima: adolescentes dos Pousos em retiro

Como no ano anterior, os jovens partiram das suas casas numa aventura diferente e diferenciada…

O 10º ano da catequese da paróquia dos Pousos realizou nos passados dias 17 a 19 de novembro, na casa de retiros do convento dos Dominicanos em Fátima, um encontro de jovens chamado What’s-Fátima.

Como no ano anterior, os jovens partiram das suas casas numa aventura diferente e diferenciada, onde o convívio e a alegria, característica deste grupo, acompanhou este fim de semana de actividades e formação…

Este ano o tema proposto foi: Fátima, modelos e escolhas, numa organização da equipa de catequistas da paróquia e do setor jovem do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF).

Num ambiente de amizade e cumplicidade foram apresentadas dinâmicas próprias do percurso catequético bem como um conjunto de temas que serviram para apresentar o fenómeno “Fátima”. Fizeram-se várias visitas guiadas, onde houve tempo para aprofundar a mensagem de Fátima, nos diferentes locais das aparições. Por fim fizemos uma visita à Casa das Candeias, onde pudemos “resumir” tudo o que tínhamos falado nos dias anteriores.

Este é um encontro que marca o caminho juvenil destes 34, que escolheram ter um fim de semana diferente, rumo a uma preparação mais consciente do sacramento do Crisma a realizar em Junho. Não se trata apenas de formação, mas também de experiências em grupo onde cada um tem uma palavra a dar e a receber. A mensagem deixada por Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima tem sentido para o mundo de hoje, e pudemos rever na Lúcia, Francisco e Jacinta modelos a seguir.

Na eucaristia do último dia de encontro, o Pe Daniel Mendes, capelão do santuário de Fátima e assistente espiritual do MMF, referiu que era um gosto trabalhar com jovens dinâmicos e espera encontrar este grupo nas jornadas mundiais da Juventude em Lisboa no próximo ano !

«Vós estais por toda a parte e testemunhais Cristo pela vossa fé, pela vossa alegria, pela vossa capacidade de sonhar, pelo vosso amor à Igreja, pela vossa coragem de viver a fé em meios difíceis», lembrou, convidando a «deixai, pois, caros irmãos,

seduzir-vos por Cristo, amigo dos homens e dos jovens».

Por fim deixo algumas ideias partilhadas pelos jovens em jeito de avaliação:

“Para mim o encontro foi fixe; fui um pouco ao acaso mas gostei, foi enriquecedor, ensinou-me a ajudar o próximo, gostei muito do convívio, gostei da liberdade que nos deram e por terem confiado em nós, aprendi sobre as aparições de Fátima, gostei de experienciar o ambiente de um grupo de jovens, experiência a repetir!”

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress