Visita pelas igrejas de Leiria

Integrado nos “Percursos 2014” de visita à região de Leiria, a Câmara Municipal promoveu, na manhã de 20 de setembro, uma visita pelo património religioso de Leiria.

Cerca de meia centena de pessoas aproveitaram a condução de Gonçalo Cardoso, Marco Daniel Duarte, Sónia Vazão e Humberto Dias pelas igrejas de S. Francisco, de Santo Agostinho, do Espírito Santo, da Misericórdia e da Catedral, numa iniciativa que contou com o apoio do Departamento de Património Cultural da diocese de Leiria-Fátima.

“Correu muito bem e todos ficaram muito agradados”, afirma Carlos Fernandes, jornalista leiriense que acompanhou o percurso e que publicou no facebook alguns registos que efetuou. “Imagens curiosas”, refere, dando o exemplo da decoração “moderna e de muito bom gosto” da igreja de Santo Agostinho, com pinturas da artista batalhense Irene Gomes. Em cada um destes e de outros locais históricos, que tantas vezes frequentamos distraidamente, “a observação atenta revela-nos verdadeiras preciosidades”. Por isso, defende, “é urgente promover ‘leituras’ das nossas igrejas e do seu conteúdo artístico”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress