Visita pascal nos estabelecimentos prisionais de Leiria

No passado dia 7 de abril, o grupo “Os Samaritanos” visitou os estabelecimentos prisionais de Leiria, para levar a alegria de Jesus Glorioso e Ressuscitado aos irmãos reclusos.

Este ano, no contexto do centenário da restauração da Diocese, o tema escolhido foi “Igreja em crescimento, Igreja em missão – ramificação a partir de Jesus Cristo, renovada pela Alegria Pascal”. Assim, toda a dinâmica vivida com os irmãos privados de liberdade teve suporte na alegoria da videira, presente no Evangelho de São João. Após a leitura e introspeção do texto bíblico “Eu sou a videira e o meu Pai é o agricultor”, convidou-se cada recluso a tornar-se ramo ou folha da cepa que é Jesus, Luz e Vida do Mundo. Meditou-se sobre a Igreja que somos todos nós e a necessidade do compromisso a renová-la e transformá-la através de gestos e ações concretas.

“Enquanto ramos e folhas, como podemos agarrar-nos à cepa que é Jesus Cristo? O que melhorar em nós, para sermos ramos e folhas viçosas e com muita seiva? O que esperamos de outros ramos e de outras folhas para nos ajudarem no crescimento e união com a videira?”, foram algumas das perguntas lançadas. Depois desta breve reflexão, os irmãos reclusos foram convidados a escrever na folha da videira o seu compromisso a darem um contributo favorável no crescimento e união da Igreja de Cristo. Por fim, a cada um foi entregue um fio com o crucifixo e todos fizeram uma oração e um canto em conjunto.

Foi notória a participação e interiorização da mensagem levada nesta visita pascal, vivida com muita satisfação por todos os envolvidos. Os reclusos agradeceram a visita e os presentes recebidos, entre os quais um postal de “aleluia” e as habituais amêndoas. Os visitadores vieram de coração cheio e com uma imensa sensação de missão cumprida.

Maria Amélia Moura (C.)

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.