Vigílias vocacionais: Jovens rezam pela vocação ao amor conjugal

A vigararia de Monte Real vai realizar a sua vigília vocacional na próxima sexta-feira, dia 30 de maio, às 21h30, na igreja da Bajouca. Esta é uma das propostas do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima, que tem sido concretizada em várias vigararias nos últimos meses.

Organizadas pelos padres responsáveis da animação vocacional com os animadores e catequistas dos jovens do 10.º ano da catequese, com o tema “Amor conjugal: dom e vocação”, estas vigílias pretendem ser um espaço de “meditação e oração sobre esta vocação, com gratidão e súplica para que os chamados respondam com fé, amor e fidelidade ao dom de Deus”. A iniciava visa, ainda, “promover a catequese sobre o amor conjugal como dom de Deus e vocação que Ele dirige ao homem e à mulher”, adianta o padre Jorge Guarda, diretor do SAV, pelo que se incluem também algumas indicações para atividades a realizar nas catequeses.

Segundo este serviço, no conjunto das vigararias onde se realizou, participaram já mais de mil pessoas nesta oração, sobretudo jovens do 10.º ano, animadores e pais. Como dinâmica proposta, usam-se símbolos, palavras e gestos que sugerem a construção de uma casa, ouve-se e medita-se a Palavra de Deus, partilha-se o testemunho de um casal jovem. “Os jovens participaram com interesse, aplaudindo espontaneamente o testemunho do casal que lhe falou de como descobriram e vivem a sua vocação ao amor conjugal”, conta um dos participantes.

No final, é entregue uma estampa com uma mensagem para os jovens entregarem aos pais ou a algum casal: “É Deus quem põe no coração humano o desejo forte de amar e ser amado. Movidos pelo amor e pela fé, homem e mulher, abençoados por Deus no sacramento do matrimónio, constituem entre si uma comunhão total de vida. É sua missão testemunharem a beleza do amor e a sua fecundidade, formando uma família e educando os seus filhos para a vida”.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.