Vigília de Pentecostes: D. António Marto indicou carismas como veículos da alegria no mundo

O Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria, acolheu, no passado dia 3 de junho, a celebração da vigília de Pentecostes. A igreja encheu-se de representantes de movimentos, novas comunidade e congregações religiosas, que participaram ativamente com cânticos, leitura bíblicas e testemunhos sobre as mesmas.

Marta e Evaldo, da Comunidade Canção Nova, comentaram o relato da torre de Babel salientando a importância da unidade no casal e nas comunidades cristãs. Nelson e Patrícia, do Caminho Neocatecumenal, que estão com a sua família em missão na Sérvia, contaram a sua experiência de viverem com outras famílias como comunidade cristã no meio de uma sociedade de maioria ortodoxa e não crente. Falam da admiração das pessoas por esta sua opção, só possível pela presença e ação do Espírito Santo, garantem. João, dos Convívios Fraternos, comenta o profeta Joel salientando que o Senhor derrama o seu Espírito também hoje e salva os que acolhem os seus dons. O movimento de que faz parte procura com alegria levar Jesus aos jovens, para que estes O encontrem e se tornem testemunhos da herança cristã entre os seus coetâneos.

Na sua homilia, D. António Marto, referiu que a missão dos carismas é levar ao mundo a alegria do Espírito Santo. Convidou-os a olharem para os diversos dons do Espírito com respeito e humildade, pondo-os ao serviço da Igreja e promovendo a comunhão da diversidade. Afirmou que sem o Espírito o homem torna-se frio e vazio. Babel dividida é símbolo da incapacidade de comunicar. A linguagem da comunicação é o amor, o diálogo. Referiu ainda que a missão da Igreja não é condenar, mas salvar com misericórdia. Ela cresce pelo contágio do testemunho de vida. O Espírito, concluiu, é fogo que põe a Igreja em saída com zelo apostólico. E agradeceu a todos o testemunho e a colaboração na realização desta vigília.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.