Vigararia dos Milagres: Os “10 passos” dos grupos do 10.º ano

“10 Passos” foi o nome escolhido para a atividade que reuniu, no dia 8 de março, cerca de 100 jovens dos grupos do 10.º ano da catequese das paróquias da vigararia dos Milagres. Uma tarde diferente, numa “peregrinação” de uma dezena de passos rumo a uma melhor vivência quaresmal no contexto familiar.

“O primeiro passo foi o de fazer os grupos, tarefa nem sempre fácil, porque trazia o desafio de conhecer pessoas novas e nem sempre se está disposto a deixar a ‘zona de conforto’ dos amigos já conhecidos”, lê-se no blog do Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima.

Os passos seguintes ajudaram o grupo a conhecer-se melhor e a refletir em conjunto sobre o tema proposto. Já no santuário do Senhor dos Milagres, “os grupos foram confrontados com os sinais da Quaresma e a forma de os viver hoje, pessoalmente e em família: jejum, esmola, oração, compromisso comunitário e eclesial”.

O último passo foi uma celebração penitencial naquele santuário, como corolário da caminhada feita. A Palavra de Jesus (Mt 6, 1-1.16-18) ajudou a iluminar a reflexão da tarde e a dar pistas para o exame de consciência. A imposição das cinzas foi o “sinal da vontade de se comprometer num caminho constante de conversão”, relata do SDC.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.