Vigararia dos Milagres: Os “10 passos” dos grupos do 10.º ano

“10 Passos” foi o nome escolhido para a atividade que reuniu, no dia 8 de março, cerca de 100 jovens dos grupos do 10.º ano da catequese das paróquias da vigararia dos Milagres. Uma tarde diferente, numa “peregrinação” de uma dezena de passos rumo a uma melhor vivência quaresmal no contexto familiar.

“O primeiro passo foi o de fazer os grupos, tarefa nem sempre fácil, porque trazia o desafio de conhecer pessoas novas e nem sempre se está disposto a deixar a ‘zona de conforto’ dos amigos já conhecidos”, lê-se no blog do Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima.

Os passos seguintes ajudaram o grupo a conhecer-se melhor e a refletir em conjunto sobre o tema proposto. Já no santuário do Senhor dos Milagres, “os grupos foram confrontados com os sinais da Quaresma e a forma de os viver hoje, pessoalmente e em família: jejum, esmola, oração, compromisso comunitário e eclesial”.

O último passo foi uma celebração penitencial naquele santuário, como corolário da caminhada feita. A Palavra de Jesus (Mt 6, 1-1.16-18) ajudou a iluminar a reflexão da tarde e a dar pistas para o exame de consciência. A imposição das cinzas foi o “sinal da vontade de se comprometer num caminho constante de conversão”, relata do SDC.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress