Vigararia de Ourém peregrinou a Fátima

Correspondendo à proposta diocesana, no âmbito do segundo ano do biénio dedicado a “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”, todas as vigararias estão a realizar peregrinações ao Santuário de Fátima e, no passado sábado, dia 19, foi a vez de Ourém.

Os cerca de 90 jovens da vigariaria foram os primeiros a iniciar o programa, com um “peddy-paper”, em Aljustrel e nos Valinhos, culminando no Santuário. Tratou-se de uma viagem de descoberta pelos caminhos da Mensagem de Fátima, durante a qual foram sendo propostas a cada um dos 12 grupos a passagem pelos sítios mais significativos de Fátima e a realização de algumas tarefas. Para além do convívio entre todos os participantes, a iniciativa serviu para, a partir do jogo, refletirem e meditarem, individual e coletivamente, sobre os temas/questões colocados.

Na Basílica da Santíssima Trindade, decorreu a evocação do Ano Santo da Misericórdia, no qual participaram os sacerdotes da vigararia, aos quais se juntaram os grupos das respetivas paróquias, num total de cerca de 900 pessoas.

Pelas 18h30, foi celebrada a Missa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, presidida por D. António Marto, ao qual se juntaram o bispo emérito da Diocese, D. Serafim Ferreira e Silva, e os presbíteros da vigararia de Ourém.

No decorrer da homília, D. António Marto começou por se dirigir aos jovens presentes, a quem expressou o seu afeto, pois são um belo sinal vivo e visível da atualidade da Mensagem de Fátima. Sobre a solenidade de Cristo Rei, o Bispo diocesano referiu-se “ao poder salvífico do seu amor, que se entrega todo e até ao fim, a sua misericórdia, a sua compaixão pela humanidade ferida, que quer chegar a todos, mesmo onde tudo parece perdido”.

Após a celebração, no Albergue do Peregrino, decorreu um jantar partilhado e de convívio, que juntou grande parte da comunidade vicarial participante nesta peregrinação.

Pelas 21h30, os fiéis dirigiram-se à Capelinha, onde foi feita a oração do Rosário, seguida de procissão de velas.

A concluir esta peregrinação, a Equipa Vicarial Jovem dinamizou uma vigília de oração eucarística, que teve lugar na basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Algumas fotos:

2016-11-22 perg vic ourem1

 2016-11-22 perg vic ourem2

2016-11-22 perg vic ourem3

2016-11-22 perg vic ourem4

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.