Vigararia de Monte Real promove “Correio da Amizade” no Natal

As caixas para recolher as mensagens estão colocadas em todas as igrejas, até ao dia 17 de dezembro, sendo a distribuição por freguesias no dia 22 e a entrega pelos “carteiros” até à noite de Natal.

Foi no ano de 1979 que um grupo de jovens da Bajouca lançou a iniciativa do “Correio da Amizade”, com o objetivo de fazer circular mensagens de Natal entre os paroquianos. Essas “cartas” eram colocadas numa caixa, na igreja, e distribuídas aos destinatários num convívio realizado no próprio dia de Natal. No ano seguinte, também os jovens da vizinha freguesia da Ilha, que pertence à diocese de Coimbra, se juntaram à iniciativa e, como nem toda a gente participou no convívio, decidiu-se fazer a entrega porta a porta.

A experiência agradou tanto aos “carteiros” que resolveram adotar esse modo de entrega e… alargar a proposta a toda a vigararia de Monte Real e à paróquia de Carnide. Assim, em 1981, o “Correio da Amizade” juntou mais de 10.000 mensagens nas várias caixas espalhadas por todas as igrejas.

Quem nos conta esta história é Arménio Pedrosa, um dos pioneiros da iniciativa, na paróquia da Bajouca. O principal objetivo era “fazer chegar mensagens de paz e de esperança a pessoas que vivessem sozinhas e também levar mais novos e mais velhos a criar as suas próprias mensagens e postais fugindo da comercialização do Natal”. E, numa altura em que as comunicações digitais não existiam, “criaram-se autênticas maravilhas”.

Apesar da evolução tecnológica, o “Correio da Amizade” continuou a realizar-se e este ano irá repetir-se nas paróquias de Bajouca, Carnide, Carreira, Carvide, Monte Real, Monte Redondo, Souto da Carpalhosa e Vieira de Leiria. 

Os interessados deverão colocar nas suas cartas o nome, rua e lugar da freguesia do destinatário, bem como algum pormenor que ajude a encontrar a pessoa, como alguma “alcunha” que tenha. De resto, diz Arménio Pedrosa, “o código postal só atrapalha”.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt