O ecónomo da Diocese de Leiria-Fátima, padre Cristiano Saraiva, orientou, no passado dia 13 de junho, uma ação formativa dirigida aos membros dos conselhos económicos paroquiais e das comissões administrativas das igrejas dos lugares (capelas). A formação teve lugar no centro pastoral de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém.

A iniciativa contou com a participação de elementos das quatro paróquias que integram a Unidade Pastoral de Ourém, bem como de outras paróquias da vigararia, e esteve centrada na apresentação do Regulamento da Administração dos Bens da Igreja na Diocese de Leiria-Fátima, publicado em janeiro deste ano.
O documento define as orientações que devem guiar a administração dos bens da Diocese, das paróquias — incluindo as chamadas capelas — e de outras instituições diocesanas. A exposição gerou um momento de diálogo vivo, com diversas questões por parte dos participantes, e contribuiu para um melhor esclarecimento sobre a missão de quem exerce este serviço, com sentido de unidade, comunhão, corresponsabilidade e partilha.
Esta foi mais uma ação conjunta no âmbito do caminho de crescimento da Unidade Pastoral de Ourém, que se vai fazendo de forma progressiva e partilhada, num espírito de Igreja sinodal, um dos grandes legados do Papa Francisco.