Unidade Pastoral de Ourém promove formação de leitores litúrgicos com grande participação

Nos dias 8 e 22 de março, teve lugar no Centro Pastoral de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém, a formação de leitores para as celebrações litúrgicas, uma iniciativa promovida pela Unidade Pastoral de Ourém. Participaram cerca de 70 fiéis das quatro paróquias: Alburitel, Nossa Senhora das Misericórdias, Nossa Senhora da Piedade e Seiça.

A formação esteve a cargo do seminarista Miguel Francisco e de José Leite, maestro e organista do Santuário de Fátima. Na primeira sessão, os participantes foram convidados a refletir sobre o seu papel na Igreja, em virtude da sua vocação batismal, que os chama ao serviço litúrgico, particularmente no ministério do leitor. Destacou-se a importância de “emprestar a voz a Deus”, proclamando a Sua Palavra de forma “clara e distinta”.

Num segundo momento, o maestro José Leite abordou competências práticas, ensinando técnicas de leitura, postura e dicção adequadas à proclamação litúrgica.

A segunda sessão, realizada no dia 22, aprofundou o conhecimento da Sagrada Escritura e introduziu os participantes na leitura orante da Palavra de Deus, conhecida como lectio divina. O seminarista Miguel Francisco conduziu este momento, explicando a relevância da Bíblia na liturgia e orientando os presentes na prática da leitura orante. Por fim, o maestro José Leite complementou com mais exercícios práticos de proclamação, promovendo uma participação mais consciente e eficaz da assembleia litúrgica.

Os participantes manifestaram entusiasmo e gratidão pela formação recebida, reconhecendo a sua utilidade para o serviço que desempenham nas suas comunidades. No final, foi sugerido que se cuidasse da organização do serviço de leitores em cada paróquia, escolhendo os respetivos coordenadores.

A Unidade Pastoral de Ourém anunciou ainda que está a preparar uma nova formação dedicada exclusivamente à Sagrada Escritura, prevista para o próximo ano pastoral.

Testemunhos

“A minha participação na Formação de Leitores foi uma experiência muito enriquecedora, mas ficou com sabor a pouco… porque fiquei com a noção de que havia muito mais para aprender. Despertou-me para algo que já sabia, mas que, por vezes, pela correria do dia a dia, não se dá a devida importância: ser Leitor é muito mais do que ler na Missa… É sermos transmissores da Palavra de Deus ao ‘emprestarmos’ a nossa voz a Deus para proclamar a Sua Palavra. Essa transmissão tem de ser clara, de forma a que quem escuta a Palavra a possa perceber e absorver. Para tal, o Maestro José Leite deu-nos dicas e técnicas para melhor executarmos essa tarefa. Mas o Miguel Francisco completou, mostrando-nos que não basta só saber ler e projetar a voz… é preciso entendermos o que estamos a ler e a sua importância, e que, para isso, a preparação prévia das leituras é fundamental. Não poderia concluir sem dar os parabéns ao Padre Jorge Guarda pela iniciativa, ao Miguel Francisco e ao Maestro José Leite pelos ensinamentos.” (Catarina Lopes)

“Obrigado à Unidade Pastoral de Ourém pela iniciativa. E parabéns aos formadores pela excelente mensagem que passaram a todos nós leitores! Um bem-haja a todos.” (Arménia Silva)

“Gratidão por esta iniciativa… Sem dúvida, uma formação muito importante e, sobretudo, enriquecedora, sobre métodos e ferramentas necessárias para poder compreender e transmitir melhor a Palavra de Deus!” (Carla Gonçalves)

“Começo por dizer que, quando os formadores o fazem de coração feliz, nós deste lado sentimos alegria e muita motivação… Foram realmente muito bons. Disseram algumas coisas, umas que até já podíamos saber, mas outras não. Da minha parte, a posição das pernas estava errada, assim como o facto de abanar o pé de nervosismo. Vou melhorar. A posição do peito também. E o olhar antes de ler… Saliento e friso uma frase do Miguel: ‘Nós somos imensamente amados por Deus.’ E que somos portadores da Palavra de Deus. Nunca me tinha ocorrido desta forma… Da minha parte, faz-me ainda mais ter orgulho ao ler e querer fazer melhor. Ultimamente, tenho feito algumas formações e o que saio sempre com vontade de saber mais… de aprender mais… porque sei tão pouco…” (Marta Gomes)

“A formação para leitores foi simples, prática e, na minha opinião, de grande importância. O que mais me marcou foi (re)tomar consciência da relevância do papel do leitor como transmissor da Palavra de Deus ao seu povo. É um papel importante para o qual nos devemos preparar devidamente, como nos foi ensinado na formação, pois uma leitura bem lida pode realmente fazer chegar a Palavra viva a cada um de nós.” (Marta Campbell)

Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Semana de Oração pelas Vocações
4 de Maio
a 11 de Maio
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress