No passado domingo, 6 de abril, pelas 16h00, na igreja paroquial de Vermoil, entrou em vigor a Unidade Pastoral das Colmeias (UP7), numa celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, com a participação de fiéis das respetivas cinco comunidades (Carnide, Colmeias, Meirinhas, Memória e Vermoil).
No início da celebração, o vigário-geral, padre Manuel Armindo Janeiro, leu o decreto episcopal que nomeia o padre Fábio Bernardino como pároco de Vermoil, Meirinhas e Carnide, e vigário paroquial de Colmeias e Memória, e o padre Joaquim Gonçalves como pároco de Colmeias e Memória, e vigário paroquial das restantes três paróquias da unidade.
Na sua homilia, D. José Ornelas referiu que a concretização deste passo, integrado no atual processo de reestruturação pastoral da Diocese de Leiria-Fátima, representa um caminho de aproximação a uma Igreja cada vez mais sinodal e ministerial, conduzida pelo Espírito Santo, conforme nos propõe o Papa Francisco.
Seguidamente, os dois párocos fizeram, com a assembleia, a sua Profissão de Fé e, já no final da Eucaristia, foi lida a ata de início desta Unidade Pastoral, sendo assinada pelos sacerdotes da equipa, pelo bispo diocesano e por um representante de cada comunidade.
Concluída a celebração, seguiu-se um pequeno, mas animado, convívio no salão paroquial.
Que este momento, ativamente participado – desde as leituras ao grupo coral – por alguns fiéis destas cinco paróquias agora unidas pastoralmente, sirva de mote para um caminho conjunto, que se deseja, no futuro, sempre mais trilhado em uníssono nos vários setores, serviços e movimentos que dão vida à Igreja de Cristo por estas terras.