Um novo projeto de catequese com adolescentes

“Say yes” – aprender a dizer sim – é o lema do projeto para a catequese com os adolescentes que o Patriarcado de Lisboa propõe para os próximos três anos, que antecedem as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Lisboa, e que as paróquias de Leiria-Fátima poderão também seguir.

Tendo em conta que muitos dos adolescentes que frequentam atualmente a catequese serão jovens em 2022, esta proposta procura lançar a catequese da adolescência na sua relação com a pastoral com os jovens, inspirando-se quer na caminhada feita pelas JMJ desde o seu início, quer no Sínodo dos Jovens e na Exortação Apostólica do Papa Francisco “Cristo Vive”, quer ainda na reflexão sobre a catequese com os adolescentes que tem marcado os últimos anos, em Portugal, em vista da sua renovação.

Viagem de Roma a Lisboa

Para os grupos que optarem por esta proposta, substituindo o atual itinerário da catequese com os adolescentes, terão uma “viagem” para fazer, passando por todas as JMJ. Partindo de Roma, em 1986, seguem até ao Panamá, em 2017, para se prepararem para as JMJ de 2022.

O esquema de trabalho passa pelo aprofundamento, em 4 encontros (um mês), de cada uma das Jornadas, dando sempre espaço para a realização, em cada trimestre, de um projeto de missão ou serviço. Em cada ano, os grupos passam por 5 JMJ, e realizam 3 projetos.

Objetivos

Esta proposta procura dar à catequese da adolescência uma dinâmica mais ativa, de encontro, que leva à elaboração de projetos com a participação dos adolescentes. Os três objetivos principais são assumidos da Exortação Apostólica “Cristo Vive”: 1) crescer como pessoa, enraizado na terra, na família, na comunidade, na fé e no chamamento de Deus; 2) descobrir um Deus que é amor, que em Cristo ressuscitado nos salva e, no Espírito, nos dá a vida; 3) comprometer-se, em Igreja, no anúncio do amor de Deus aos outros pelo serviço e pela missão.

Preparação e acompanhamento

Esta proposta pode ser livremente acolhida pela totalidade dos grupos da paróquia, ou apenas por alguns. Para assegurar a preparação e acompanhamento dos catequistas, assim como a distribuição dos materiais de apoio, o SDC pede que as paróquias que optarem por esta proposta enviem essa informação/intenção até ao dia 15 de julho para servicocatequese@leiria-fatima.pt ou pelo telefone 244 825 168.

No dia 20 de julho, sábado, às 10h00, no seminário de Leiria haverá um encontro inicial de formação para os catequistas que vão acompanhar os grupos dos adolescentes neste projeto.

Durante o ano, na Escola Diocesana de Catequistas, quinzenalmente, haverá, na segunda hora (22h00 às 23h00), o encontro dos catequistas que o desejarem para trabalhar os temas em conjunto, distribuir materiais de apoio, e partilhar sugestões e experiências.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt