Lisboa, 22 dez 2025 (Ecclesia) – Graça Alves, diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal, é autora do livro «Um presente para o Menino Jesus», que pretende sensibilizar os mais novos para a importância de cuidar do património religioso. A obra, ilustrada por Carla Pinto e editada pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), da Conferência Episcopal Portuguesa, convida as crianças a perceber que o património religioso é muito mais do que arte e deve ser preservado para as gerações futuras.
O conto passa-se numa igreja na véspera de Natal, quando três amigos descobrem que o Menino Jesus não está no presépio. Ao longo da história, as crianças acompanham a aventura, realizam atividades e recebem um desafio final: colocar um autocolante do Menino Jesus no presépio na noite de Natal. Graça Alves explica que a intenção é que os jovens leitores se tornem agentes de mudança e transmitam a mensagem também aos adultos.
Fátima Eusébio, diretora do SNBCI, sublinha que o livro responde a uma “grande iliteracia” sobre o património religioso e que a evangelização através dos bens culturais exige um processo interpretativo que envolva toda a comunidade. A publicação integra ainda o trabalho do SNBCI na educação patrimonial e será utilizada para cativar as crianças que visitam o Museu de Arte Sacra do Funchal, ligando a exposição «Rostos de Devoção» à obra literária. Cada livro vendido reverte com um euro para o Centro de Acolhimento Temporário “Regaço Materno”, em Almada.