Último concerto do Ciclo de Órgão “100 anos” em Fátima

O sexto e último concerto do Ciclo do Órgão, promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, será realizado por João Santos, dia 9 de outubro, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

João Santos, organista titular do Santuário de Fátima, fechará o Ciclo de Órgão com um concerto onde serão apresentados 100 anos de música francesa, de César Franck a Olivier Messiaen. O programa inclui vários excertos dos 15 Versets sur les Vêpres du commun des fêtes de la Sainte Vierge, de Messiaen.

João Santos é detentor de alguns prémios nacionais nas áreas de Órgão e Composição, entre os quais se destacam o prémio “Jovens Compositores”, no primeiro concurso para Bandas “Maestro Silva Dionísio” (INATEL) com a obra “Antologia” (interpretada durante do XXI Festival de Música em Leiria) e o segundo prémio no Concurso Nacional de Órgão do Instituto Gregoriano de Lisboa (2007). Além disso, algumas das suas composições foram já apresentadas em primeira audição e gravadas em CD. A nível internacional, foi o representante português, em 2004 e 2005, do projecto europeu Church Organs, Mobility of Traditions inserido no Programa Sócrates, no qual contactou com célebres organistas europeus como Theo Jellema, Wolfgang Zerer, Michel Bouvard, Jan Janssen, François Espinasse, entre outros. Participou ainda nos prestigiado concurso International Schnitger Organ Competition, Alkmaar, Holanda (2007), Silbermann Organ Competition (Freiberg, 2009) e Paul-Hofhaimer Organ Competition (Innsbruck, 2010). Tem realizado concertos por todo o país, participando nomeadamente na execução Integral das obras de D. Buxtehude (Aveiro, 2007) e de O. Messiaen (Lisboa, 2008). João Santos foi professor de Técnicas de Composição na Faculdade onde se formou, entre 2005 e 2007. Atualmente exerce funções de organista titular do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. 

Recordamos que este Ciclo de Órgão foi composto por seis concertos, que permitiram a fruição das capacidades expressivas do órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, re-estruturado. Os peregrinos de Fátima puderam escutar obras que representam períodos de 100 anos de música alemã, francesa, música sacra, música contemporânea e, ainda, hinos marianos.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.