UASP em missão no Sumbe

Partiu para a Angola, no dia 8 de julho, um segundo grupo de dez missionários, no âmbito do projecto da União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses (UASP) “Por dantes navegados” – Vª Etapa, e que terá, como ponto central, a Missão do Gungo, fruto de uma geminação entre as dioceses de Leiria-Fátima e do Sumbe.

Tal como a origem do projecto “Por mares dantes navegados” foi marcada pela proclamação do Ano da Fé por Bento XVI, também esta etapa está a desenvolver-se sob o espírito do Mês e do Ano Missionários, proclamados pelo Papa Francisco e pela Conferência Episcopal Portuguesa, respectivamente, com o intuito de “renovar o compromisso missionário da Igreja”.

Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Missões, convida-nos a “reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Baptismo”. Da fé – recorda-nos o Papa – “nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e irmãs. E esta vida divina não é um produto para vender – não fazemos proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da missão”.

É este o sentir e o espírito que presidiu e preside à organização, preparação e realização de cada uma das etapas deste Projecto que já nos levou ao contacto com as comunidades das dioceses de Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Madeira e agora Sumbe, em Angola. Vamos viver o dia a dia da Missão do Gungo, na cidade e nas montanhas!

Com uma duração de treze dias, participaremos nos diversos trabalhos da Missão, executando algumas tarefas de apoio à comunidade, e visitaremos locais de maior interesse histórico e religioso, ambiental e paisagístico.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.