Entre os dias 29 de junho e 1 de julho, a Quinta do Escuteiro – Centro Escutista da região de Leiria-Fátima, situada na Batalha, acolheu uma comunidade de pioneiros do Núcleo Moinhos de Vento, da região escutista de Lisboa. Os escuteiros, com idades entre os 14 e 17 anos, pertencem ao Agrupamento 1023-S. Julião do Tojal, inserido na Unidade Pastoral Ictus, que abrange as paróquias de Bucelas, Fanhões, Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal. Esta unidade acompanha crianças, adolescentes e jovens que desejam crescer segundo o ideal escutista.
Durante o evento, a comunidade 107 São João de Brito celebrou os 30 anos de filiação desta secção no agrupamento, dedicando todos estes anos e atividades de lenços azuis a São João de Brito. A comemoração foi marcada por atividades e momentos de confraternização entre os participantes.
Os jovens escuteiros partilharam as suas impressões sobre os três dias de acampamento. “Começando com a calorosa e animada receção, até às excelentes condições do campo, a experiência passada nestes três dias foi para lá de incrível. O campo proporciona as condições necessárias a todas as nossas necessidades e caprichos, e isto só para não falar do clima familiar com o qual fomos recebidos, pela equipa de campo que se apresentou sempre alerta para servir, caso fosse necessário”, relatou um dos participantes.
Outro escuteiro destacou: “Baseado nestes últimos três dias de acampamento, é difícil não mencionar as condições que nos foram apresentadas. As casas de banho estavam em bom estado em comparação com a maioria dos campos que já fui, gostei imenso do conceito da cozinha, achei muito necessária a variedade de madeiras separadas por tamanhos e os chefes do campo apresentaram-se de maneira que me senti confortável em estar no campo. Em geral, foi uma boa experiência. Para além disto, pudemos ainda fazer um elevado.”
Os momentos de alegria em comunidade também foram realçados. “Gostei dos momentos alegres em comunidade, dos momentos para rir, adorei os jogos, as brincadeiras e espero que momentos como este se repitam”, comentou um jovem escuteiro.
A estadia foi muito bem avaliada pelos participantes, com um deles afirmando: “Gostei de estar aqui, uma muito boa estadia, uma experiência sólida e de certeza que voltaria aqui para mais um acampamento ou atividade!” Outro escuteiro acrescentou: “Certamente, um dos melhores que eu já fui. Com certeza que voltaria para mais um acampamento.” E, por fim, um participante destacou a simpatia dos organizadores: “Os chefes de campo são super simpáticos e deram-nos total confiança. Foi a minha segunda vez e adorei!”
A comunidade do 1023-S. Julião do Tojal agradeceu ao Agrupamento 194 – Batalha, pela calorosa acolhida na sua sede e pela partilha gerada. Também foi expressa gratidão aos serviços educativos do Mosteiro da Batalha e do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota pelo apoio nas visitas.
Comunidade do 1023 – S. Julião do Tojal