Torneio de técnica escutista reúne mais de 2000 escuteiros de norte a sul do país

No próximo domingo, 7 de janeiro, realiza-se, de norte a sul do país e ilhas, mais uma edição do Tecoree – Torneio de Técnica Escutista.

Trata-se de uma atividade onde os pioneiros e marinheiros (jovens entre os 14 e os 18 anos) do Corpo Nacional de Escutas colocam à prova os seus conhecimentos e habilidades técnicas, bem como o trabalho em equipa, cooperação, autonomia e responsabilidade.

A edição deste ano conta com uma fase regional, um torneio virtual e uma fase nacional, onde apenas estão presentes os vencedores da prova regional. Neste domingo, o torneio conta com 2135 jovens, acompanhados por cerca de 500 responsáveis adultos.

As provas vão acontecer espalhadas por 18 locais diferentes, à mesma hora. A prova regional de Leiria-Fátima vai decorrer na Quinta do Escuteiro, na Batalha, participando equipas dos agrupamentos da Cruz da Areia, Marrazes, Fátima, Souto da Carpalhosa e Memória, num total de cerca de 100 escuteiros, entre elementos e chefia. São 10 as provas que vão ter que enfrentar e demonstrar a sua capacidade técnica, de coordenação e planeamento estratégico das equipas. 

As provas estão divididas entre orientação, socorrismo, pioneirismo e sinalética. Os jovens vão ter que demonstrar, por exemplo, capacidade de orientação por carta topográfica (carta militar), traçar azimutes (medida de direção horizontal, definida em graus), construir uma maca e transportar uma vítima, fazer uma construção usando nós e amarrações, bem como transmitir e receber mensagens via código homógrafo (bandeiras) e morse.

Das 332 equipas presentes, apenas 50 passam à fase final para o torneio nacional que se vai realizar de 24 a 27 de março, em Idanha-a-Nova.

O Tecoree é uma atividade de referência para esta faixa etária, e consiste num torneio em que as equipas competem entre si prestando provas técnicas. Nesta prova regional vão ser utilizados 5.2Km de cabo de sisal, 160 bandeirolas de homógrafo, 800 fichas de jogo.

Já passaram pelo Tecoree 326 equipas desde o inicio, mais de 370 juízes de prova e mais de 100 horas de torneio.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.