Tomada de posse dos novos párocos da Unidade Pastoral 16

No dia 2 de março, na igreja paroquial do Juncal, o bispo de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas, presidiu à celebração da tomada de posse dos novos párocos in solidum da Unidade Pastoral (UP) 16, padre Sebastian Joseph e padre Ailton Lopes. Esta unidade pastoral engloba as paróquias de Juncal, Pedreiras e Aljubarrota e só será oficialmente constituída no mês de maio, quando Aljubarrota se juntar.

Na celebração estiveram também presentes o vigário-geral, padre Manuel Armindo, o superior provincial dos Missionários do Verbo Divino, padre José Maria Cardoso, e o padre António Cardoso, pároco cessante. Após a saudação inicial, foi lido o decreto de nomeação do pároco. Durante a proclamação do Evangelho, o evangeliário foi entregue ao bispo pelo pároco cessante, que o confiou ao novo pároco com uma breve exortação.

Na homilia, o bispo falou à assembleia sobre este amplo projeto de transformação pastoral, inspirado pela “conversão pastoral” promovida pelo Papa Francisco, que visa responder aos desafios espirituais, sociais e culturais dos tempos atuais. Depois da homilia, o novo pároco fez a profissão de fé e o juramento, assinando com o bispo o respetivo documento.

Simbolicamente, foram entregues ao bispo as chaves das oito igrejas da paróquia, que este confiou aos novos párocos, exortando-os a ter consciência do cuidado que devem ter com o templo material, símbolo da Igreja viva que deverão edificar.

Após a oração pós-comunhão, foi lida a ata de início de funções e assinada pelos novos párocos e por alguns elementos da comunidade: uma criança, representando a catequese; um jovem; um membro do conselho pastoral paroquial; um do conselho económico; um do executivo da junta de freguesia e um do Centro Paroquial (CPAJ).

No final da celebração, foram oferecidos cabazes com produtos da terra ao padre Sebastian e ao padre Ailton.

Desejamos que, como pastores, nos encaminhem na perseverança do anúncio e obediência ao Evangelho, no amor ao Pai e na fidelidade aos pastores instituídos, caminhando connosco: umas vezes à frente, indicando o caminho; outras no meio, encorajando os hesitantes; outras atrás, amparando os cansados da caminhada e os mais sobrecarregados pela vida. Tentaremos ser terreno fértil para o anúncio da Palavra, dispor-nos-emos para a ajuda que acharem necessária e cultivaremos a amizade, no respeito pelo múnus que exercerão entre nós.

Depois da bênção final, toda a comunidade se juntou no salão paroquial para um momento de convívio e partilha.

Tomada de posse dos novos párocos da Unidade Pastoral 16
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress