Teólogo José-Román Flecha deu conferência em Leiria

Uma assembleia de 250 pessoas, a maioria casais, entusiasmou-se a ouvir o teólogo José-Román Flecha, professor jubilado da Universidade Pontifícia de Salamanca e diretor durante 20 anos do seu Centro de Orientação Familiar.

A conferência, promovida pelo Centro de Cultura e Formação Cristã, teve por tema “A família num mundo diferente” e realizou-se no Seminário de Leiria, no passado dia 23 de Janeiro.

O orador descreveu as mudanças de relação com o mundo, com os outros e com Deus que afetam profundamente a visão e a vida das famílias. Falou da crise e da fragilidade das famílias devidas em grande parte ao facto de se privilegiar mais o amor como sentimento e emoção do que como entrega e compromisso entre os esposos. Referiu a mudança relativa à geração dos filhos: o dito “cada criança que nasce traz um pão debaixo do braço”, em que o filho era portador de riqueza, transformou-se neste: “cada criança que nasce traz um maço de faturas debaixo do braço”, pois o filho é visto como fonte de despesas.

A sua mensagem foi apelo à valorização do amor, da família e da vida, afirmando que “defender a vida é defender o amor e a família”. Denunciou que a aprovação e a prática do aborto em larga escala tem como consequência a escassez de filhos e o envelhecimento da população e a incapacidade de valorizar e cuidar dos idosos. A propósito, citou a afirmação que circula entre os franceses: “A interrupção voluntária da gravidez leva à interrupção voluntária da velhice”, isto é, à eutanásia, a eliminar quem já não nos serve. Desafiou as famílias a deixarem-se evangelizar e a tornarem-se sujeitos de evangelização, sendo comunidades proféticas, de oração e de serviço, levando uma vida familiar a partir da fé cristã integradas na sociedade e sendo nelas fermento de vida e atitudes novas, que privilegiam mais o “ser” do que o “ter”. Inspirado no cientista jesuíta Teilhard de Chardin, concluiu: “Vós, casais cristãos, estais a celebrar a vossa Eucaristia do mundo com a vida conjugal, familiar, social e eclesial”.

 

Pode ver no canal LeiriaFatimaTV o vídeo da conferência

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.