Tendo em conta a situação social que estamos a viver, não foi possível fazer a Visita Pascal nos moldes habituais. A impossibilidade de aproximação social tem impedido o contacto de uns com os outros.
Já algumas pessoas questionaram sobre o como fazer para colaborarem nas despesas gerais da paróquia do Souto da Carpalhosa, para o que contribui a pensão e as ofertas por ocasião da Visita Pascal.
A situação deste ano faz-nos repensar o como fazer de futuro e para que possa ser o pároco a fazer toda a visita pascal (isto é para pensarmos ao longo do ano).
Para este ano, em reunião com um elemento de cada uma das comissões de igreja, decidiu-se distribuir uma comunicação por toda a paróquia para apelando à colaboração de todos e explicando o como fazer. O como fazer passa um pouco pela opção das comissões, mas o que é certo é que chegaremos a todas as famílias.
Nos Conqueiros, será já no próximo domingo, porque era o dia da Festa. Pelas 14h30 iniciaremos um percurso com a imagem de Santo Ildefonso, pelas ruas do lugar, parando em pontos indicados. Far-se-á a bênção das famílias ali presentes (que corresponderá a 4 ou 6 casas). Ao terminar celebraremos a missa.
Esta opção dos Conqueiros é uma experiência que pode ser assumida também pelas outras comunidades: uma vez que não se pôde fazer visita pascal, a bênção, que é já fora de Tempo Pascal, com o patrono per- correndo as ruas das comunidades, é boa ocasião para intensificar a devoção àqueles que temos como protetores.
Seja qual for o método a usar, será feita, sempre, comunicação a ser entregue em cada uma das casas.
Aqueles que quiserem fazer alguma oferta para as despesas gerais da paróquia, poderão fazê-lo nesta ocasião.