Solidariedade: Sociedade São Vicente de Paulo – uma presença silenciosa

 

Conferência de São Vicente de Paulo é o movimento sócio-caritativo mais representativo nas paróquias rurais da diocese de Leiria-Fátima. Presentes em 28 paróquias, são muitas vezes a única ajuda que chega a casos de grande vulnerabilidade social.

António Bernardo Ferrão, presidente do Conselho Central de Leiria, explica que as conferências “são autónomas”. Mas, garante, “mantêm uma atividade social importante ao longo de todo o ano”, não só com a distribuição de alimentos, como também na visita ao domicílio a doentes e idosos.

Fazem-no de forma quase silenciosa e invisível. Por regra, os “vicentinos”, perto de 400 na diocese, reúnem regularmente. Dão conta de situações diagnosticadas e discutem as melhores formas de lhes fazer face. Fazem uma coleta entre si e, com o apoio do Banco Alimentar e da Cáritas Diocesana, vão suprindo carências e regularizando contas de farmácia ou energia.

Em época natalícia reforçam o apelo à generosidade. É comum ver nas igrejas paroquiais cestos para recolha de alimentos. Sem números certos, até porque é difícil quantificar a generosidade dos diocesanos, António Bernardo Ferrão arrisca em afirmar que “quase todas as conferências fazem o seu cabaz de Natal, se não tiverem essa possibilidade, fazem um reforço dos géneros que mensalmente são distribuídos”.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress