Solidariedade faz ponte entre Ourém e Moçambique

A Associação Esteves & Mãos Solidárias (AEMS), de Ourém, completou, no passado dia 12 de junho, uma missão de três meses, na cidade do Gurué, em Moçambique, para onde levou um contentor. José Martins Esteves e a esposa, encarregaram-se de entregar o material recolhido.

 

Após uma campanha de angariação de vários bens, a associação conseguiu enviar, para Moçambique, todo o material recolhido, num contentor. Uma bomba de água para um poço, uma betoneira, dois fornos de cozer pão, uma amassadeira, painéis, calhas e canos, um televisor, material escolar, bolas e bicicletas foram alguns dos bens enviados.

No terreno, durante os 92 dias que durou a missão, José Esteves e a esposa instalaram um forno de cozer pão no orfanato Arco-Íris, da Congregação Mãe do Redentor, em Gurué. “Segundo soube, esta semana, a produção de pão já ultrapassa os 50 quilos por dia, o que quer dizer que há cada vez mais população que vai ali comprar o seu pão”, referiu. Naquela instituição, construiu ainda um furo, com uma bomba de água, e procedeu a melhoramentos na construção já existente. O material escolar foi entregue ao agrupamento de escolas de Mixumua. Ao todo, foram oferecidos 500 mochilas e 1500 pacotes constituídos por um caderno de 80 folhas, um lápis, uma esferográfica, uma borracha e uma afia. Procederam ainda a melhoramentos numa escola, em Lalama e deixaram duas secretárias numa outra escola da região.

José Esteves levou também uma imagem de Nossa Senhora de Fátima para a comunidade de Mixumua, a 25 km da cidade do Gurué. “Foi lindo. Senti que aquele povo vive a fé e não tem pressa que a missa acabe… Senti que tenho muito que aprender com eles para que eu possa ser um bom cristão”, escreve, numa nota que enviou à nossa redação, onde conta a sua jornada. Naquela comunidade, promoveu a fabricação de tijolos junto da população, para a construção de um centro de saúde, num projeto para o qual a AEMS pretende vir a angariar fundos.

A distribuição do material angariado contou com a ajuda de duas missionárias da Consolata e um amigo de José Esteves.

No final da nota enviada ao PRESENTE, José Esteves fala de uma experiência marcante, que funda a fé cristã. “Se nos desapegarmos das coisas grandes e nos ligarmos às pequenas, seremos mais felizes e melhores seres humanos. Não basta ir à missa e dizermos que somos cristãos, se não pusermos em prática o que nos foi ensinado pelos nossos pais e o que aprendemos na catequese.”

A AEMS foi criada pelo José Martins Esteves e um vasto grupo de pessoas, as quais acreditam que pequenas ajudas podem mudar vidas e redirecionar o destino de crianças e famílias. Atualmente, tem mais de 50 crianças apadrinhadas.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.