Simpósio Teológico-Pastoral: Fátima é convite à “revolução da ternura”

A reflexão sobre a mensagem de Fátima voltou a estar em destaque no simpósio teológico-pastoral organizado e promovido pelo Santuário de Fátima, entre os dias 30 de maio e 1 de junho, sob a coordenação científica da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Participaram presencialmente nesta iniciativa de âmbito nacional 340 pessoas, sendo 486 os que acompanharam a transmissão pela internet no primeiro dia, 216 no segundo e 93 no terceiro.

Após a palavra de acolhimento pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, os trabalhos, realizados no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, foram inaugurados na manhã de sexta-feira com o discurso de abertura do bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto começou por referir que o título e lema do simpósio – «“Envolvidos no amor de Deus pelo mundo” – Experiência de Deus e responsabilidade humana» – sintetizava bem a mensagem deixada por Nossa Senhora em Fátima na aparição de 13 de junho de 1917, aquela que considera “a mais importante das seis aparições”, em que foi revelado o chamado “Segredo de Fátima”, que “nas suas três partes é expressão deste amor de Deus ao mundo num momento periclitante que ameaçava afundar a humanidade no abismo da ruína”, a I Grande Guerra. Apresentando Maria como mensageira e ícone do amor de Deus pelo mundo, exortou a Igreja a olhar as pessoas e o mundo com esse olhar de amor e de misericórdia, e a realizar, segundo a própria exortação do Papa Francisco, “a revolução da ternura nas periferias existenciais”. Destacou ainda que, no momento atual da história da humanidade, “a Igreja é chamada a olhar as pessoas e o mundo com um olhar de amor e misericórdia, a cuidar da humanidade com ternura, a ser uma Igreja amiga e companheira dos homens: a aproximar-se deles com um sentido grande e profundo de humanidade, que acolhe, escuta, compreende e assume as alegrias e as esperanças, as dores e as angústias dos outros”.

A conferência inaugural esteve a cargo de Franco Manzi, de Milão, sobre o tema “O mistério do amor de Deus pelo mundo na mensagem de Fátima”. Mons. Claude Dagens, bispo de Angoulême, Klaus Vechtel, jesuíta de Frankfurt, Cettina Militello, teóloga italiana, Rey García Paredes, mariólogo espanhol, foram alguns dos conferencistas que procuraram dar resposta a três temáticas essenciais: “Em que Deus acreditamos?”, “O amor como núcleo da existência de Deus na experiência cristã” e “Maria, ícone da misericórdia salvífica de Deus”.

O patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, encerrou os trabalhos com uma reflexão sobre “o Santuário de Fátima e a renovação da Igreja em Portugal – uma leitura histórico-pastoral”, onde afirmou que “Fátima foi estruturante neste último século em que vivemos e continua a ser estrutural, porque aqui assenta, basicamente, a vida das vinte Igrejas diocesanas que existem em Portugal e da Igreja toda, global, que também passa por cá”. Sublinhou que a mensagem de Fátima “reforçou e unificou o cariz mariano do cristianismo, que é geral, e particularmente entre nós” e disse ainda que “o marianismo português é tão constante como a nossa própria história”, pois “precede e caracteriza ao longo de vários séculos o devir português”.

Em termos culturais, a proposta oferecida aos participantes no simpósio foi uma visita à exposição temporária “Segredo e Revelação”, patente até final de outubro no complexo da Basílica da Santíssima Trindade, onde são colocadas em destaque as três partes do Segredo de Fátima e onde é mostrado ao público, pela primeira vez, o Manuscrito da Terceira Parte do Segredo.

No final do simpósio, voltou a ser apresentada a revista cultural “Fátima XXI”, a mais recente aposta editorial do Santuário, que está já disponível na sua livraria e que, segundo o reitor da instituição, “é um projeto que procura fazer eco da dimensão cultural de Fátima” e “ser espaço de reflexão, abordando temas relacionados com a história, a mensagem e a cultura de Fátima, através de leituras pluridisciplinares”.

LMF | Presente Leiria-Fátima, com LeopolDina Simões | CCS-SF

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.