Simpósio e cantata sobre o padre Formigão

As Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima vão promover, nos dias 1 e 2 de Abril, em Fátima, o “Simpósio Padre Formigão”. Terminará com uma cantata dedicada a este “apóstolo de Fátima”, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com entrada livre.

O fundador das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, padre Manuel Nunes Formigão, será a figura central de um simpósio promovido pela Congregação, no Hotel Cinquentenário, em Fátima, no primeiro fim-de-semana de abril. Trata-se uma iniciativa que visa promover um maior conhecimento de uma das personalidades mais directamente ligadas ao início da história das aparições e da sua divulgação a nível nacional e internacional, ao ponto de ser conhecido como “o apóstolo de Fátima”.

O simpósio começará pelas 10h00 de sábado, 1 de abril, com a saudação da superiora geral da Congregação, irmã Ana Paula Teixeira. Seguem-se as conferências “Padre Manuel Formigão: modelo de santidade no Sacerdócio”, por D. José Manuel Garcia Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, e “Arquivo Formigão- legado para a historiografia de Fátima”, pelo investigador Rafael Marques, terminando a manhã com a Missa, às 12h30. À tarde, a partir das 15h30, Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário, falará da “Ação de Manuel Nunes Formigão na primeira década de Fátima: exemplário breve da união entre a biografia de uma figura e a cronologia de um acontecimento”, e o padre e historiador Luciano Cristino abordará “O Padre Manuel Formigão nas ‘Maravilhas de Fátima’”, havendo ainda a apresentação do filme “Virtudes do Padre Manuel Formigão” e a informação sobre o Processo de Canonização do Padre Formigão, com o postulador, monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso, e a irmã Gertrudes Ferreira.

No domingo, às 09h00, o teólogo Eloy Bueno de la Fonte será o convidado a falar sobre a “Teologia da Mensagem de Fátima, e o padre Dário Pedroso apresentará o tema “Padre Formigão, Apóstolo do Reino”. Pelas 11h00, será celebrada a Eucaristia no recinto do Santuário.

 

Cantata

O simpósio terminará em registo de concerto musical, de entrada livre, com a “Cantata: «As Maravilhas de Fátima» – O Apóstolo de Fátima, Padre Formigão”, pelo Conservatório de Música de Ourém e Fátima, às 15h15 deste domingo 2 de abril, na Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Trata-se de uma obra com música do padre António Cartageno e textos de vários autores, a partir de várias fontes literárias da época, entre os quais Arnaldo Pinto Cardoso, postulador da causa de canonização do padre Manuel Formigão e apresentador desta sessão.

Citado pela agência Ecclesia, o postulador lembra que “há cem anos, a Virgem Maria, Rainha de Portugal e Mãe da Igreja, investiu três pequenos pastores – Lúcia, Francisco, Jacinta – de uma missão sobrenatural para todo o mundo” e que “no centro dessa memória, que liga o Céu à Terra, está o Padre Manuel Nunes Formigão, verdadeiro alto-falante e guia espiritual dos Pastorinhos”. Arnaldo Cardoso recorda ainda como aquele sacerdote “em tempos difíceis e adversos, soube acolher os Pastorinhos, interrogá-los várias vezes, divulgar os acontecimentos, apropriar a mensagem, aconselhar os bispos responsáveis, viver com os fiéis as peregrinações à Cova da Iria”, pelo que “estão de tal modo unidos, que não se pode cantar Fátima sem ter em conta o lugar de Formigão”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.