Já é assim há muitos anos. Na terceira semana de agosto, realiza-se na Praia da Vieira de Leiria, a tradicional festa religiosa em honra da Senhora dos Navegantes e de São Pedro.
O acontecimento inclui a típica procissão do mar, momento único e muito especial para a gente local e para os muitos veraneantes e turistas que acorrem à praia do concelho da Marinha Grande. A festa da fé que homenageia a gente do mar, muito especialmente os seus pescadores, traduzem um simbolismo muito especial para a população local, não esquecendo os trágicos acidentes e os filhos da terra que infelizmente foram apanhados pela força das águas daquele mar que sustenta a economia local de muitas famílias locais.
De 15 a 17 de agosto, um programa profano e religioso preencheram três dias revestidos de alegria mas também de reflexão profunda. Na verdade, as gentes de Vieira sentem que a força da fé são o garante para os muitos riscos que enfrentam anualmente na faina do mar. A procissão de velas nas ruas da Vieira na sexta-feira à noite e a procissão da praia, no Domingo à tarde, incluindo a bênção dos barcos, foram os momentos altos de uma festa que soma muitos anos de grande significado para as gentes da Vieira.