Senhora dos Navegantes e S. Pedro numa festa de fé pelas lides do mar

Já é assim há muitos anos. Na terceira semana de agosto, realiza-se na Praia da Vieira de Leiria, a tradicional festa religiosa em honra da Senhora dos Navegantes e de São Pedro.

O acontecimento inclui a típica procissão do mar, momento único e muito especial para a gente local e para os muitos veraneantes e turistas que acorrem à praia do concelho da Marinha Grande. A festa da fé que homenageia a gente do mar, muito especialmente os seus pescadores, traduzem um simbolismo muito especial para a população local, não esquecendo os trágicos acidentes e os filhos da terra que infelizmente foram apanhados pela força das águas daquele mar que sustenta a economia local de muitas famílias locais.

De 15 a 17 de agosto, um programa profano e religioso preencheram três dias revestidos de alegria mas também de reflexão profunda. Na verdade, as gentes de Vieira sentem que a força da fé são o garante para os muitos riscos que enfrentam anualmente na faina do mar. A procissão de velas nas ruas da Vieira na sexta-feira à noite e a procissão da praia, no Domingo à tarde, incluindo a bênção dos barcos, foram os momentos altos de uma festa que soma muitos anos de grande significado para as gentes da Vieira.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.