Senhora dos Navegantes e S. Pedro numa festa de fé pelas lides do mar

Já é assim há muitos anos. Na terceira semana de agosto, realiza-se na Praia da Vieira de Leiria, a tradicional festa religiosa em honra da Senhora dos Navegantes e de São Pedro.

O acontecimento inclui a típica procissão do mar, momento único e muito especial para a gente local e para os muitos veraneantes e turistas que acorrem à praia do concelho da Marinha Grande. A festa da fé que homenageia a gente do mar, muito especialmente os seus pescadores, traduzem um simbolismo muito especial para a população local, não esquecendo os trágicos acidentes e os filhos da terra que infelizmente foram apanhados pela força das águas daquele mar que sustenta a economia local de muitas famílias locais.

De 15 a 17 de agosto, um programa profano e religioso preencheram três dias revestidos de alegria mas também de reflexão profunda. Na verdade, as gentes de Vieira sentem que a força da fé são o garante para os muitos riscos que enfrentam anualmente na faina do mar. A procissão de velas nas ruas da Vieira na sexta-feira à noite e a procissão da praia, no Domingo à tarde, incluindo a bênção dos barcos, foram os momentos altos de uma festa que soma muitos anos de grande significado para as gentes da Vieira.

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress