Senhora da Luz peregrina pela paróquia da Maceira

Em ano comemorativo dos 500 anos da sua criação, a paróquia da Maceira está a promover uma peregrinação da imagem da sua Padroeira pelas 11 comunidades locais.

Em cada uma delas, Nossa Senhora da Luz permanece durante uma semana, na qual se promovem diversas celebrações, conforme a iniciativa de cada lugar. Como programa comum, faz-se uma celebração de acolhimento no primeiro domingo, pelas 18h00, a formação de leitores na terça-feira, a Eucaristia na quarta-feira, um encontro de acólitos ao sábado e a Eucaristia de despedida no último domingo, pelas 16h30.

Segundo o pároco, padre Marco Brites, “aproveita-se também esta ocasião para promover a formação cristã e espiritual, através de palestras para toda a comunidade ou ações mais específicas, como a referida formação litúrgica de leitores e acólitos”. Como símbolo da união que se pretende incentivar entre as diversas comunidades da paróquia, “foi composto um hino para a celebração dos 500 anos, que tem sido cantado em todas as celebrações”.

A iniciativa começou já em janeiro, com a imagem peregrina a percorrer Alcogulhe de Cima, Cavalinhos, Pocariça, Vale da Gunha, A-do-Barbas e Porto do Carro. Durante esta semana, de 26 de fevereiro a 5 de março, estará na Maceirinha, passando durante o mês de março por Vale Salgueiro (5 a 12), Costa (12 a 19), Arnal (19 a 22) e Maceira Liz (22 a 24).

O périplo terminará na igreja paroquial, no dia 24 de março, às 19h00, com o início da iniciativa de oração “24 horas para o Senhor”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress