“Bem-vindos ao Santuário de Fátima”, diz Ricardo Marques, seminarista da diocese de Setúbal, a um grupo peregrinos em frente à Basílica da Santíssima Trindade. Como habitualmente, durante o verão, seminaristas de várias dioceses do País orientam, no Santuário de Fátima, percursos de oração e de visita. Este ano serão 16 os voluntários neste serviço gratuito, a decorrer até final de agosto.
Em dois turnos diários, com início às 10h00 ou às 15h00, os peregrinos começam por visitar a nova Basílica, partindo daí para uma percurso pelo Recinto de Oração, onde é apresentada a Capelinha, o monumento ao Sagrado Coração de Jesus e a azinheira grande, sempre com informações históricas sobre as aparições. Devido às obras, não é possível a visita ao interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, exceto a zona dos túmulos dos Pastorinhos, onde termina a visita.
Outra das propostas é o “Itinerário do Peregrino”, um percurso de oração que passa por vários lugares do Santuário, ajudando os participantes a compreender a Mensagem de Fátima à luz do tema anual, “Santificados em Cristo”. Pode ser feito a qualquer momento, de forma livre, a partir das orações num desdobrável disponível em sete idiomas, junto ao presépio do Recinto. Duas vezes por dia, às 11h00 e às 16h00, os seminaristas acompanham os que desejarem uma ajuda na reflexão.
Uma terceira proposta, com partida diária às 15h00 junto ao Posto de Informações de Aljustrel , é a visita guiada a esta aldeia (Casas dos Pastorinhos e Poço do Arneiro), aos Valinhos e à Loca do Cabeço.
Muitos dos que têm aproveitado esta oferta testemunham o enriquecimento que recebem, não só pelos conhecimentos históricos, mas também pelo aprofundamento da Mensagem de Fátima. Também os seminaristas que orientam as visitas reconhecem que isso os ajuda a crescer na fé e na preparação pastoral.