Há já três semanas que o seminarista Miguel Francisco, da nossa Diocese, vai à paróquia de Nossa Senhora da Piedade, aos fins de semana. Assim acontecerá ao longo de todo o ano, até ao verão. Estará connosco para conhecer a nossa comunidade com a sua vitalidade cristã e os seus desafios de caminhada pastoral. Tomará contacto com as nossas várias realidades e dará também o contributo possível no trabalho com jovens, acólitos, catequeses, liturgia, escutismo e outros, conforme a criatividade e as possibilidades. Acolhamo-lo e façamos o que estiver ao nosso alcance para que se sinta “em casa”, como deve acontecer em toda a comunidade cristã. Publicamos o seu depoimento e fotografia na nossa igreja.
Testemunho de Miguel Francisco: A certeza que trago é que Deus é bom!
No passado fim de semana, iniciei uma nova etapa no meu caminho de seminário, o meu novo estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Ourém. Chamo-me Miguel Francisco, sou natural do Souto da Carpalhosa, tenho 23 anos e estou no 5º ano do seminário. Dadas as necessidades sentidas na nossa diocese, com a falta de seminaristas, ela confia a formação dos seus seminaristas aos seminários do Patriarcado de Lisboa. Neste momento, encontro-me no Seminário Maior de Cristo Rei dos Olivais, onde juntamente com 49 seminaristas (Dioceses de Lisboa, Leiria-Fátima, Santarém, Aveiro, Portalegre-Castelo Branco, Funchal, Cabo Verde, São Tomé, Índia), formamos uma comunidade que procura encontrar a vontade de Deus para a vida de cada um de nós. Além da dimensão comunitária, faço os meus estudos na Universidade Católica Portuguesa, estando no último ano do Mestrado Integrado em Teologia.
Nas celebrações da eucaristia, tive a oportunidade de partilhar uma certeza e uma expectativa que trago ao iniciar este caminho na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. A certeza que trago é que Deus é bom! Deus é mesmo bom! Mais do que uma certeza banal, é uma certeza que deve ganhar forma na vida de cada cristão. Quero que ao longo deste caminho seja esta certeza a pautar cada encontro, cada celebração, cada relação, que Deus é bom!
A expectativa que trago é poder fazer como Jesus, que, no evangelho deste domingo, nos mostrava que Ele caminhava com os discípulos. No tempo que estiver nesta paróquia, que pode ser uma semana, um mês, um ano ou dois anos, aquilo que desejo é poder caminhar convosco, que aqui vivem, que aqui caminham, que vivem a sua relação com Deus e partilham a alegria de ser cristãos. Mais do que eu poder ensinar alguma coisa, espero aprender muito convosco, que são dom de Deus para o meu caminho.
Deus é tão bom, que me deu a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade para caminhar e moldar o meu coração a ser cada vez mais como o de Jesus, que é capaz de acolher todos!
Por fim, contem comigo, que eu conto convosco! Rezarei por cada um, na certeza de que juntos possamos ser Igreja missionária que leva a alegria de viver por e com Jesus!